Ossada humana encontrada em matagal pode ser de idoso desaparecido há um ano

Uma ossada humana foi encontrada nesta quinta-feira, 21 de agosto, em uma região de difícil acesso conhecida como “barro”, no município de Cristalândia. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que os restos mortais pertencem a José Cavalcante de Castro, um idoso de 90 anos que estava desaparecido desde agosto de 2024, após ter sua casa arrombada.

A descoberta ocorreu após a Polícia Civil receber informações de que objetos do idoso haviam sido encontrados em locais frequentados por usuários de drogas na cidade. A área foi periciada, e a ossada foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para passar por exames de identificação.

José Cavalcante de Castro foi dado como desaparecido em 8 de agosto de 2024. Na época, seu carro foi localizado parcialmente submerso em um lago, a cerca de 400 metros do local onde a ossada foi encontrada. A delegada responsável pelo caso, Jeannie Daier de Andrade, informou que a irmã do idoso registrou um boletim de ocorrência relatando o arrombamento da casa e o desaparecimento de alguns objetos. Um baú e uma mala do idoso foram encontrados na feira coberta da cidade no dia do sumiço.

As investigações da Polícia Civil apontam que sete pessoas participaram do crime. Segundo a polícia, o idoso foi atraído para uma emboscada por uma mulher, que o levou até um grupo de criminosos. Os suspeitos roubaram José Cavalcante de Castro e o levaram para a região do “barro”, onde ele foi executado.

Uma mulher de 35 anos, suspeita de ser a mandante do assassinato, foi presa em 14 de março de 2025 e encaminhada para a Unidade Prisional Feminina de Palmas. Ela é apontada como a pessoa que atraiu o idoso para a emboscada. A delegada Jeannie Daier de Andrade afirmou que, antes de ser assassinado e ter o corpo ocultado, José teve pertences, dinheiro e uma arma roubados. A polícia informou que todos os sete envolvidos foram presos em 2024 e aguardam julgamento.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins