Eleições 2022
Eleições 2022

Maju Cotrim

No WhatsApp, nas rodas de conversas políticas e dentre aliados 2022 já é o assunto principal mesmo em meio á pandemia. Os últimos episódios tratam da mudança de partido do governador Mauro Carlesse que pode ir para o PSL, uma mexida já em busca de estratégias para 2022. Oposicionistas também já começam a conversar entre si.

Dentre personagens protagonistas e coadjuvantes na Política do Tocantins cenários despontam mas ainda é cedo para afirmações e negativas.

A Gazeta listou pelo menos 10 perguntas sobre o cenário de 2022 que ainda estão em aberto e que demorarão praticamente um ano para afunilarem.

Fator Eduardo Gomes

1- Qual será o caminho e posição de Eduardo Gomes, maior articulador político do Tocantins e nome desejado por muitos na corrida? Enquanto muitos já estão antecipando cenários, Gomes batalha no centro do poder político de Brasília para mandar ajuda ao Estado e municípios de todas as formas. Comentando sobre 2022 em fevereiro deste ano em exclusiva á Gazeta ele deixou o recado: “mais que um candidato temos que eleger um projeto”.

2- Carlesse vai mesmo renunciar e disputar o Senado? Uma das perguntas cruciais que vai ditar a estratégia do grupo do governo para a sucessão.

3- Governo vai apostar em Wanderlei mesmo ou Antônio Andrade terá alguma chance ? O vice Wanderlei Barbosa está cada vez mais perto de Mauro Carlesse e fazendo seu papel político junto aos municípios mas a proximidade com Antônio Andrade, que comanda o Legislativo, também tem sido cada dia maior.

4- Kátia Abreu vai para o páreo pelo Senado ou pelo governo? O destino da atual senadora Kátia Abreu é outra incógnita. A tendência maior e que ela dispute a reeleição segundo seus aliados próximos mas ela analisa.

5- A oposição vai conseguir se aglutinar ou ficará dividida em vários palanques? O formato da oposição para 2022 é outro fator determinante. O grupo atualmente tem Kátia, o ex prefeito Carlos Amastha e o deputado Vicentinho Junior mais incisivos nesta linha.

6- Quem vai para onde e como vai ficar o desenho dos partidos e filiações? (importante na definição de fundo partidário e estrutura de campanha)

7-Como Ronaldo Dimas vai montar e consolidar seu grupo em sua pretensão já mais que declarada de disputar o Palácio Araguaia?

8- Qual será o papel e peso de Palmas e mais precisamente da gestão Cinthia Ribeiro na influência da disputa e do Senado?

9- Três personagens: Raul Filho, Laurez Moreira e Carlos Amastha: como participarão do pleito e vão disputar o quê?

10- Quais serão os fatores surpresas inesperados que podem balançar o jogo? Só o tempo e os acontecimentos políticos vão dizer e por mais que se especule nenhuma bola de cristal pode antecipar.

Até lá haja conversações, articulações, arranjos e tudo mais natural da etapa de pretensões e jogo político para 2022.

Você acompanha todos os detalhes aqui na Gazeta!

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!