Abertura do impeachment: Veja aqui a íntegra do relatório final de Júnior Geo!

O relator da Comissão Especial do Impeachment, deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS), apresentou na noite desta quinta-feira, 3, o relatório final com parecer favorável à abertura do processo de afastamento do governador Mauro Carlesse. (Confira na íntegra).

A leitura do parecer feita por Geo indicou que Carlesse cometeu crime de responsabilidade, justificando a acusação e a continuidade do processo de impeachment. Concluída a leitura, os deputados da comissão votaram, por unanimidade, a favor do relatório e decreto apresentado pelo relator.

Na oportunidade, o deputado Júnior Geo fez alguns apontamentos sobre as investigações da Polícia Federal.  “São muito graves as denúncias contra o governador afastado, é muito grave fazer o uso da máquina pública por interesse particular. O que foi feito em relação aos delegados de polícia, retirando a inamovibilidade dos delegados para que não dessem continuidade com as investigações que estavam sendo feitas, é extremamente grave”, argumentou.

Sobre as denúncias de desvio no Plano de Saúde dos servidores estaduais, Geo pontuou: “Foi muito grave as ações do Governo do Estado em relação a quantidade de pessoas que podem ter vindo a óbito, em função do que foi feito no PlanSaúde em período de pandemia, onde os hospitais que atendiam não recebiam as pessoas que necessitavam de UTI por que o governador não pagava, pois só pagava se houvesse o fornecimento de propina”, disse.

O deputado ainda complementou: “O governador afastado não foi afastado por denúncia caluniosa, ele foi afastado pelo STJ e, o meu relatório final corrobora com o afastamento e prosseguimento para que o Tribunal Misto venha a concluir de fato o que é devido”, ressaltou.

Próximos passos

A Comissão Especial deverá publicar o relatório no Diário da Assembleia Legislativa e após 48 horas da publicação, o relatório será incluído na pauta da sessão ordinária, quando será lido pelo relator, Professor Júnior Geo.

Na sequência, durante a sessão ordinária, farão uso da palavra, o advogado Evandro de Araújo, autor do pedido de impeachment e a defesa do governador afastado Mauro Carlesse, durante 15 minutos, cada. Após o pronunciamento dos advogados, Geo terá 20 minutos para apresentar seu parecer.

Encerrada a discussão, o relatório será submetido à votação de cada um dos deputados. Para ser aprovado, são necessários votos de dois terços dos deputados, em dois turnos de votação. Caso seja aprovado o parecer, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins emitirá o Decreto Legislativo que afastará o governador Mauro Carlesse por 180 dias.

Tribunal Misto

A decisão final virá mesmo do Tribunal Misto que será constituído por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais que julgarão o governador afastado Mauro Carlesse, dando o processo por concluído.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!