Caravana de Maju Cotrim mobiliza municípios contra o racismo e leva histórias de quilombolas: “Tocantins não pode fingir que problema não existe”


Numa iniciativa inédita no Tocantins, a jornalista, consultora e editora Chefe da Gazeta do Cerrado, Maju Cotrim está na estrada com a Caravana Tocantins Livre do Racismo em cerca de 10 cidades tocantinenses.

Talismã recebeu o projeto na manhã da segunda-feira, 7, e Formoso do Araguaia á tarde com mobilização de setores e participação da rede escolar. Nesta terça-feira, 8, foi a vez da terceira maior cidade do Tocantins Gurupi receber a mobilização.

Nas cidades por onde tem passado a caravana leva ações de conscientização e combate ao racismo através de palestra e também celebra a história das mulheres negras quilombolas. “O Tocantins que é um Estado com maioria da população negra não pode fingir que não precisa fazer nada contra o racismo. Essa ação mexe com todos e planta a semente da conscientização principalmente na nova geração”, explica a jornalista.

Em Talismã a mobilização reuniu alunos da rede estadual e municipal com apoio e presença do prefeito Diogo Borges. Em Formoso, jovens fizeram apresentações artísticas celebrando a cultura negra e também participaram do bate-papo. Em Gurupi, com apoio da prefeitura e secretarias de educação e comunicação, a ação focou em crianças da idade inicial que aprenderam como ser antirracistas na prática.

A Caravana passará por ainda por Natividade, Paranã, Arraias, Natividade, Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins. Haverá lançamentos ainda em Araguaína e Muricilândia.

O Projeto foi idealizado pela jornalista e tem parceria com os municípios. A Caravana percorrerá as cidades ate 17 de novembro.

A Caravana

A Caravana leva o lançamento do livro “Guerreiras Populares Quilombolas”, o primeiro do país com biografias quilombolas de autoria da jornalista Maju Cotrim.

O projeto consiste também uma palestra de formação antirracista para alunos e professores da rede municipal : “Educar para conscientizar” que levará elementos e ferramentas de combate ao racismo.

O evento é importante instrumento de combate ao racismo nas cidades tocantinenses.

“O Tocantins tem maioria da população negra e ainda carece de políticas antirracistas. A intenção da caravana é fomentar esse debate nos municípios, nas escolas e quilombos levando conscientização e informação para combater este mal que assola toda sociedade”, explicou a jornalista que defende a união de todos os entes para ações e projetos que fomentem igualdade racial no Tocantins.

Sobre Maju Cotrim

Maria José Alves Cotrim é Jornalista, Especialista em Comunicação Étnico-Racial e Marketing Político. É idealizadora e Coordenadora do Instituto Crespas.TO, entidade que há oito anos leva palestras e oficinas gratuitas de conscientização contra o preconceito nas escolas, universidades e vários espaços sociais por todo o Tocantins. O movimento foi reconhecido como um dos principais do Estado na luta pelos Direitos Humanos pela Assembleia Legislativa do Estado. Na cobertura jornalística há 18 anos no Tocantins a jornalista passou pelos principais veículos do Estado sempre dando espaço ás grandes questões raciais. Militou e participou de vários momentos de luta pelas políticas de Igualdade Racial no Tocantins. Como ativista e Jornalista busca dar sua contribuição social para um Tocantins menos desigual. Este ano lançou sua primeira obra: o livro “Guerreiras Populares Quilombolas ” que conta a história e trajetória de 50 mulheres negras tocantinenses. Pesquisadora e Palestrante na área de Políticas estratégicas de reparação social.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!