Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Maju Cotrim

No próximo ano será apenas uma vaga ao Senado pelo Tocantins e ela já está visada. Embora as especulações sejam em torno de quem vai disputar o governo, o rol de interessados á vaga tem aumentado.

A disputa ao Senado, mesmo que seja permitido candidatura avulsa, requer grupo político e muitos líderes na base dos municípios levando o nome e defendendo o projeto. Há quem já analise que a disputa ao Senado deve ser até mais acirrada que a de governo.

Atualmente o Estado tem o senador Eduardo Gomes que está no primeiro período do seu mandato além dos Abreus: Kátia e Irajá, mãe e filho cada um com uma cadeira.

Kátia cotada para reeleição

A senadora Kátia Abreu (PP) tem dito a aliados que pretende disputar a reeleição. Tem tido repercussão nacional nas últimas polêmicas sobre a CPI da Covid e já esteve até com o ex-presidente Lula. Petistas apostam numa parceria com Kátia para 2022 no Estado. A senadora tem como desafio montar seu grupo além de fortalecer o PP, legenda que preside e que atualmente tem os outros dois também principais nomes, Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco na base do governo estadual.

Senadora Kátia Abreu

Carlesse: vai ou não vai?

A definição do governador Mauro Carlesse se vai ou não disputar a vaga ao Senado envolve todo um arranjo eleitoral porque para isso ele terá que deixar o comando do Estado seis meses antes da eleição. Aliados não escondem a expectativa para que ele seja mesmo candidato, já Carlesse em todas as entrevistas que concedeu á Gazeta este ano sempre repetiu que sua tendência seria de terminar o mandato. A ala Carlessista dá como certo o governador na disputa.

Governador Mauro Carlesse – Foto: Reprodução

Miranda também

Recebendo vários líderes diariamente, o ex governador Marcelo Miranda do MDB não tem escondido de aliados que tem pretensões para 2022. Ele chega a ser cotado para a disputa da vaga ao Senado e deve começar a rodar o Estado visitando companheiros. O ex governador diz estar elegível para a disputa.

marcelo miranda, ex governador do tocantins

Dorinha cotada

Firme na candidatura á reeleição a federal está a deputada Professora Dorinha, no entanto, setores começam a cogitar o nome dela em razão da atuação na área da educação á Nivel nacional. Ronaldo Dimas chegou a citar o nome dela em entrevista á Gazeta. Cautelosa, Dorinha mantém o foco no mandato mas seu nome chega a ser citado para uma possível candidatura levando em conta seu crescimento político e expressão nacional.

Deputada Federal Professora Dorinha – DIculgação

Muitos de olho

Alguns nomes não admitem a intenção de disputar a tão sonhada vaga no Senado mas nos bastidores já cogitam a possibilidade caso não emplaquem candidaturas ao governo.

Uma coisa é certa em meio a tantas dúvidas: o Tocantins precisa de uma representação ás altura no Senado.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!