Com conquistas e discussões importantes, Professora Dorinha faz balanço dos primeiros 100 dias no Senado

Nesta quinta-feira, 11, o Congresso Nacional completa 100 dias da nova legislatura e a senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) fez um balanço da atuação parlamentar durante esse período e citou as principais ações.

Uma vitória importante da senadora nesses 100 primeiros dias foi a sanção presidencial da lei 14.560/23, proposta pela Professora Dorinha, que amplia as possibilidades de uso dos recursos da educação em atividades complementares. “Eventos como feira de ciências, teatro e até mesmo como o Salão do Livro poderão contar com esse recurso”, disse.

Os deputados federais e senadores do Tocantins elegeram Professora Dorinha a coordenadora da bancada federal no Congresso, além de que ela também foi reconduzida ao cargo de presidente do União Brasil no Estado.

Professora Dorinha ainda conseguiu articular com o Ministério da Educação o a retomada do Revalida para a Unirg realizar os exames de validação de diplomas estrangeiros. Outra articulação bem sucedida no MEC foi a retomada de várias obras de creches e escolas no Tocantins que estavam paralisadas.

Além de integrar nove comissões permanentes do Senado, Dorinha é membro da Comissão Mista de Orçamento e relatora da receita orçamentária de 2024. A parlamentar também foi designada relatora do Novo Ensino Médio na subcomissão criada para debater o tema, relatora do projeto de lei que trata do homeschooling, e do projeto de lei que amplia a segurança nas escolas. Professora Dorinha ainda é presidente de honra da Frente Parlamentar Mista da Educação.

Nesses 100 primeiros dias, Professora Dorinha destacou também a aprovação da proposta que garante recurso para o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem, e conseguiu o desarquivamento de proposições importantes como a PEC 38/15, que garante a representação proporcional de homens e mulheres na composição das Mesas e comissões da Câmara dos Deputados e do Senado, e três projetos ligados à educação:
– PLC 88/2018, que estabelece regras gerais para valorização dos profissionais da educação escolar básica pública;
– O PLC 90/2018 que obriga estados, municípios e Distrito Federal a destinarem recursos financeiros para assegurar o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e aprovar normas complementares para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
– PLC 134/2017, que permite o uso de recursos de fundos constitucionais para financiamentos de projetos ligados à economia criativa.

Ações no Tocantins
No Estado, Professora Dorinha garantiu o pagamento de emendas parlamentares de sua autoria na ordem de R$ 10 milhões que contemplam 40 cidades tocantinenses em várias áreas, além de entregar maquinário agrícola para diversos municípios e inauguração de obras construídas com recursos destinados por ela como a nova sede do Corpo de Bombeiros, em Palmas.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!