Comece o final de semana por dentro da sociedade tocantinense e das celebridades

Amor de fãs e série de homenagens mantêm vivo legado de Paulo Gustavo

A presença de dona Déa Lúcia Amaral no Mais Você, na sexta-feira (17/09), não passou batida nas redes sociais. Mãe do ator Paulo Gustavo, morto pela Covid-19 em maio, Déa se tornou um das principais expressões do luto que se abateu pelo país desde o início da pandemia. E Paulo, ícone da comédia em vida, acabou se convertendo em símbolo de um dos momentos mais tristes da história do país depois da morte.Passados pouco mais de quatro meses desde que a tragédia abreviou uma das carreiras mais bem sucedidas da indústria nacional de entretenimento, Paulo Gustavo continua movimentando multidões.

Agora, as centenas de milhares de pessoas que lotavam cinemas para vê-lo brilhar como a impagável Dona Hermínia tentam aplacar as saudades do ídolo navegando no Instagram. Nos Stories, postados e repostados o tempo todo, o ator segue mais vivo do que nunca. Alegre, ácido, debochado… eterno.É curiosa a tarefa de elaborar o que buscam os fãs que seguem a consumir as pílulas de graça eternizadas pelo ator. Conforto? Talvez. Fato é que as redes sociais se tornaram uma variável nova quando o assunto é a elaboração do luto. Afinal, como nos acostumarmos com a ausência física de alguém que segue acessível a um clique, na palma da mão? Tarefa difícil, que deixo para os especialistas.

Se Paulo Gustavo segue em evidência nas redes sociais, na TV não é diferente. Homenageado pela Globo durante o Criança Esperança deste ano, o ator será lembrado em pelo menos quatro outras oportunidades em 2021. A primeira será o MTV MIAW, que acontece no próximo dia 23 de setembro, vai ganhar um troféu póstumo, o Transforma MIAW LGBTQIAP+, por ter levado a pauta da luta contra a LGBTfobia adiante no teatro e no cinema, com leveza e humor. Caberá ao marido de Paulo, o dermatologista Thales Bretas, a tarefa de subir ao palco para receber a homenagem.Um dos principais nomes que já passaram pelo elenco do Multishow – se não o maior – Paulo Gustavo também será lembrado pelo canal. Em novembro, o primeiro episódio da nova temporada do Vai que Cola será dedicado ao intérprete do trambiqueiro Valdomiro, que encabeçou o elenco entre 2013 e 2017.

Já em dezembro, será a vez do Prêmio Multishow 2021 reservar espaço para lembrar do comediante, que ancorou várias edições da premiação. Tatá Werneck, uma das melhores amigas de PG – como era conhecido – vai comandar a entrega de troféus ao lado de IZA e promete se emocionar ao lembrar o legado do artista.E há ainda a promessa de um especial de humor, no canal fechado do Grupo Globo, com textos inéditos de Paulo Gustavo, feitos para a série baseada na franquia Minha Mãe é uma Peça, que o artista preparava antes de ser acometido pela doença. A previsão é que o especial também seja exibido no Globoplay e na Globo.
No Brasil, país em que as homenagens raramente são realizadas em vida, Paulo G

ustavo foi exceção. De origem simples, conheceu o estrelato por obra e graça do talento indiscutível. Brilhou muito, lotou teatros, cinemas, ginásios. Fez a crítica se dobrar diante de suas conquistas – e de tudo o que elas representaram para o audiovisual nacional. E foi amado. Se não subirá aos palcos para levantar os merecidos troféus, experimentou como poucos a sensação de se tornar uma quase unanimidade.Ou melhor: como disse Tia Penha, a madrasta de Paulo Gustavo, em entrevista ao Fantástico, ele conseguiu unir um país. No riso, nas orações, no luto. E, agora, na saudade.

Merece mesmo todas as homenagens.

Idade Nova: O ex-deputado estadual e empresário Marcelo Lelis, comemora aniversário nesse sábado e promete receber muito carinho da esposa Deputada estadual Cláudia Lelis, dos amigos e familiares.

Feliz da vida: O jovem Eduardo Leal, está super radiante com sua aprovação no revalida. O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal. O agora médico Eduardo Leal, deve receber muitas felicitações pela conquista, em especial dos pais Patrícia Leal e do pai ex Vereador de Miracema Leal Júnior.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!