Deputados sobem o tom em sessão tensa: Geo critica contratação de aeronaves e Fabion cobra agilidade nas obras

Maju Cotrim

Após muito tempo de sessões mornas os deputados estaduais discutiram sobre vários assuntos relacionados ao governo nesta terça-feira, 15. A sessão foi presidida pelo deputado Jair Farias.

Tudo começou com questionamentos do deputado Júnior Geo que reclamou das estradas e questionou ainda a locação de duas aeronaves e um helicóptero, segundo ele, por cerca de R$ 32 milhões. Ele pediu a opinião dos deputados sobre o assunto. “Qual é a justificativa para esta locação?”, disse.

O parlamentar porém não levou mais informações sobre o assunto o que esquentou ainda mais a discussão. Ele jogou para quem estava assistindo e lembrou dos impactos da pandemia para a população.

Segundo Geo, o pregão visa atender a Secretaria da Governadoria através de táxi aéreo.

O líder do governo, Ivory de Lira disse que está buscando informações antes de se posicionar sobre o assunto. “Tem determinados parlamentares que nunca teve a grandeza de reconhecer o que está de positivo “, alfinetou.

Ivory de Lira

“Eu defendo um governo que o meu partido como o seu partido (Júnior Geo) estava na coligação que reelegeu Mauro Carlesse . Estou procurando contribuir com o governo que aí está com sugestões e ideias”, afirmou.

Geo relembrou que não apoiou Carlesse em 2018 mesmo com o partido na base. Ele parabenizou o governo pelo concurso da PM. “Mesmo estando na base tem que saber cobrar”, pontuou.

Elenil entra na discussão

O deputado Elenil da Penha pediu mais informações sobre a locação das aeronaves. O parlamentar disse que se for por pregao o valor pago é pelo consumo.

“É importante a gente buscar a informação… se tiver pagando R$ 32 milhões numa aeronave é uma aberração. Tem que parar e avaliar”, alertou.

“Se for verdade vou ficar com vergonha… se foi feita uma previsão e for pagar pelo consumo aí é diferente”, disse.

“Não faço a crítica pela crítica nem comemoro o quanto pior melhor”, chegou a dizer.

Deputado Estadual Elenil da Penha – Divulgação

Fabion: “falta agilidade”

O deputado Fabion Gomes entrou na discussão e cobrou agilidade.

O deputado Fabion ponderou: “preciso dizer que o governo precisa ser mais ágil, não e só fazer o lançamento de tantas obras… temos que ter mais agilidade nos atos que são anunciados, o tempo corre… teremos uma eleição ano que vem”, disse.

“O governo ganha Eleição é fazendo as obras e não anunciando obras, temos que cobrar do governo agilidade e não só anunciar”, pontuou.

“Desejo estar com o governo nas eleições mais ainda estar do lado de um governo forte e preparado para disputar as eleições”, disse.

Foto: Koró Rocha.

Jair também faz defesa

O deputado Jair Farias também entrou no assunto. “As ações de governo não podem parar por causa da pandemia”, comentou falando sobre a necessidade de uso de aeronaves.

“Não é como quem vai na feira comprar um bolo e leva pra casa não”, disse sobre o processo licitatório.

Deputado Jair Farias – Foto – Isis Oliveira

Valderez também defende

“O estado são 1,200 km de extensão. O governador precisa se deslocar “, disse a deputada Valderez sobre as aeronaves.

Ela disse que o valor pago e conforme o serviço.

Valderez_Na_Comissão_Foto_Ulisses_Holanda

Rodovias

Ivory foi na tribuna defender sobre a situação das rodovias.

“O governo tem preocupado sim com a malha viária deste Estado”, disse.

“‘Muitas coisas estão acontecendo… o Estado do Tocantins hoje tem saúde financeira e ha 17 anos não pagava o servidor dia 1º”, disse.

Segundo ele, é preciso que cada governo faça sua parte.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!