Em Brasília, Halum e Milhomem discutem retomada do Prodoeste e início das obras da Codevasf no Tocantins

Os presidentes da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, e da Rede Tocantinense da Agropecuária, Cesar Halum, deram continuidade, nesta semana, a série de reuniões que estão realizando em Brasília (DF) para tratar de assuntos relacionados ao setor do agro tocantinense, em especial da agricultura irrigada.

Na terça-feira, 14, Milhomem e Halum se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), juntamente com prefeito de Maragogi (AL), Fernando Lira. Na pauta a retomada das discussões sobre a construção de grandes barramentos que estavam previstos no Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste).

“O presidente da Câmara se comprometeu a apoiar a Aproest nas discussões. Vamos apresentar uma agenda de trabalho e encaminhar novos projetos reestruturados”, adiantou o presidente da Aproest informando que com a retomada do Prodoeste será possível expandir o cultivo de áreas irrigadas, aumentando a produção de grãos e frutas, garantindo também a geração de novos postos de trabalho e renda.

O presidente adiantou também que já estão solicitando reuniões com representantes do governo do Tocantins e respectivos órgãos envolvidos na agricultura irrigada para discutir sobre a reestruturação necessária nos projetos do Prodoeste.

Os presidentes da Aproest e da RTA também se reuniram com o coordenador geral de Análise de Estudos e Projetos de Infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional, Paulo Roberto Soares Junior; com o membro da Frente Parlamentar da Agricultura no Congresso Nacional, o deputado federal tocantinense Lázaro Botelho; e visitaram o gabinete do senador Eduardo Gomes.

Especificamente com Botelho, discutiram sobre o entrave das realocações de reservas no estado do Tocantins no período de 2012 a 2014 é que hoje são questionadas pelo Ministério Público Estadual (MPE/TO). Acompanharam os presidentes o diretor do IDESP, Luciano Rocha Diretor e o engenheiro civil responsável pelos projetos de barragens da Aproest, Ebeson Torres.

Obras Codevasf no Tocantins

Na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi realizada a reunião de acompanhamento das obras no Tocantins. “A licitação para a construção de 14 elevatórias já foi finalizada e já se tem a empresa vencedora”, adiantou Wagno Milhomem.
Serão investidos R$ 34 milhões, por meio da Codevasf, para construção das elevatórias. Aproximadamente 200 mil habitantes dos vales do Araguaia e da Bacia do Formoso serão beneficiados.

As obras também servirão para assegurar o abastecimento hídrico às lavouras irrigadas no período de seca, garantindo a segurança hídrica para produção de alimentos e benefícios diretos às espécies aquáticas em função do aumento do volune de agua nos rios  no período em todo o período de estiagem.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!