Dorinha traz para o Tocantins curso de formação para mulheres - Foto: Divulgação
Dorinha traz para o Tocantins curso de formação para mulheres - Foto: Divulgação

Dorinha traz para o Tocantins curso de formação para mulheres – Foto: Divulgação

Para capacitar líderes mulheres de comunidades vulneráveis no Tocantins, em parceria com a FioCruz Brasília, a líder da Bancada Feminina na Câmara e deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO) é responsável pela articulação e destinação de emenda parlamentar à instituição, junto à Comissão das Mulheres na Câmara dos Deputados. Para tratar sobre o assunto, a parlamentar recebeu nessa quinta-feira, 11 de fevereiro, na Capital Federal, a representante da FioCruz Brasília, Virgínia Corrêa.

O projeto tem como foco implementar um curso de Formação em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho com ênfase na Saúde das Mulheres. Além do Tocantins, mais outros 4 estados foram contemplados com a emenda: Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. No Estado, o curso deverá ser iniciado em setembro deste ano.

“Nosso encontro com a deputada foi em agradecimento pela emenda, em defesa das mulheres. Nosso muito obrigada e admiração pelo excelente trabalho que ela desenvolve”, destacou Virgínia, acrescentando que o curso acontecerá em quatro ciclos, sendo 80% dele virtual e 20% presencial com o total de 180 horas, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Para a deputada Professora Dorinha, o projeto tem muito o que agregar às mulheres nos 4 estados e no Distrito Federal, especialmente às tocantinenses. “O curso de aperfeiçoamento irá trazer ainda mais conhecimento às líderes mulheres do Estado, trabalhadoras rurais e urbanas, principalmente no enfrentamento às desigualdades de gênero na construção de uma formação-ação em promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho”, pontuou.

Segundo a representante da FioCruz Brasília, os três primeiros ciclos serão realizados de forma remota, sendo que o último encontro, da implantação no Tocantins, deverá acontecer em março de 2022, quando as educandas irão apresentar o conhecimento adquirido e os trabalhos desenvolvidos em cada território, com base nas orientações aprendidas durante o curso.

“Esses encontros irão acontecer a cada 15 dias com cada temática e no final de cada um deles, elas terão avançado nesse projeto. Ao final elas irão apresentar as ações desenvolvidas na comunidade, o que chamamos de formação-ação, com o diálogo da teoria e da prática”, destacou Virgínia.

Na ocasião, além do agradecimento, a representante da FioCruz apresentou a deputada Professora Dorinha um novo pedido de emenda parlamentar para dar continuidade ao processo de formação com a ampliação de vagas neste curso já existente e também outras modalidades de formação.

O certificado de realização do curso será emitido pela Escola de Governo da FioCruz Brasília (EGF). Já as inscrições serão realizadas por meio do site da FioCruz e a seleção deve ocorrer em breve com o número de vagas disponíveis por estado.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!