
Os deputados estaduais do Tocantins retomam, nesta semana, os trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Tocantins. O início das atividades ocorre em um cenário marcado pelo ano eleitoral e por uma nova configuração política na Casa, após o afastamento de alguns parlamentares da base do governo, o que deve intensificar os debates e as discussões ao longo de 2026. O clima político pode mudar de ares principalmente onde o destino partidário e político de alguns está em jogo.
Do total de deputados estaduais, 21 parlamentares devem disputar a reeleição, enquanto Janad Valcari e Jair Farias não devem concorrer a um novo mandato estadual e sim a federal. O cenário reforça a expectativa de um ano legislativo movimentado, com foco na consolidação de pautas, posicionamentos e atuação política junto às bases eleitorais.
Fator Amélio
Outro ponto que concentra grande atenção nos bastidores é a situação do presidente da Casa, Amélio Cayres, que se mantém como pré-candidato ao Governo do Tocantins. A permanência de sua pré-candidatura e os próximos passos de suas movimentações políticas são acompanhados de perto por parlamentares, lideranças e observadores do cenário estadual, sobretudo pelo impacto que podem causar na dinâmica interna do Legislativo.
Para os deputados que buscarão a reeleição, 2026 será um ano estratégico. Além da produção legislativa, o período exige o fortalecimento das bandeiras defendidas, a clareza das causas pelas quais cada parlamentar atua na Assembleia e, principalmente, a intensificação do diálogo e da presença junto às bases eleitorais em suas regiões de atuação.
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!