Foto: Mirdad
Foto: Mirdad


Foto: Mirdad

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) fez questão de destacar a importância dos pioneiros na construção de Palmas. “Com coragem, visão e determinação, ergueram os alicerces de nossa querida Capital”, afirmou Claudia, durante sessão solene em homenagem aos 35 anos da Capital, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta quinta-feira, 23. A sessão homenageou 19 personalidades que contribuíram com a criação de Palmas, em uma sessão repleta de muita emoção e autoridades.

A deputada Claudia Lelis fez questão de lembrar a importância do trabalho dos pioneiros na construção da mais nova Capital do Brasil, “quando olhamos para trás, é impossível não reconhecer o papel fundamental dos pioneiros que enfrentaram desafios incalculáveis para transformar um sonho em realidade. Esta sessão solene é importante porque nos permite, como parlamentares, homenagear essas pessoas que, com sacrifício e dedicação, construíram os primeiros prédios, abriram as primeiras ruas e instituíram as primeiras políticas que guiaram o crescimento de Palmas”, afirmou.

Foto: Mirdad

Homenagem a Marli Santos

Claudia Lelis entregou o título de cidadão palmense para a pioneira Marli Santos, Superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Marli além de ser uma defensora incansável do meio ambiente do nosso Estado é uma pioneira que chegou em 1989 em Palmas e viveu os primeiros acontecimentos da criação de Palmas. É profunda conhecedora da política ambiental e tem um brilhante e importante trabalho prestado pelo Tocantins e por Palmas’’, destacou Lelis. Marli não compareceu à sessão por estar em Brasília participando de reunião sobre o Programa Jurisdicional de REDD+ e foi representada pela sua filha, Sofia Santos.

Perfil da homenageada

Marli Santos, é Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS – UNB – 2014); mestre em Rural Resources and Environmental Policy pelo Imperial College at Wye – Inglaterra (2000). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT- 2024) e em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG – 1989).

Exerce o cargo de Superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh). Já atuou como Analista Ministerial Especializada do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente – CAOMA – do Ministério Público do Tocantins. Atuou como especialista em Marketing na TNC. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meios de vida sustentáveis, sequestro de carbono, mudanças climáticas, política energética e legislação ambiental. Atuou como professora de graduação na Faculdade Católica do Tocantins e já foi presidente do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, órgão ambiental de meio ambiente do estado do Tocantins. Já presidiu a ONG ambientalista Gaia-TO. Possui sete livros publicados na área de Meio Ambiente.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!