Candidatos Araguaína

Na corrida pela Prefeitura de Araguaína, os candidatos Jorge Frederico (Republicanos) e Wagner Rodrigues (União Brasil) apresentam propostas distintas e detalhadas para a área de Assistência Social, com enfoques que buscam atender as demandas da população, desde a primeira infância até os idosos. Aqui, analisamos e comparamos os principais pontos das plataformas de ambos os candidatos.

Enquanto Jorge Frederico foca em fortalecer os programas existentes e ampliar a proteção social, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes, Wagner Rodrigues apresenta uma abordagem mais diversificada, com ênfase em inclusão produtiva, tecnologia e atendimento descentralizado. Ambos os candidatos demonstram um compromisso sólido com a assistência social, porém, cada um com estratégias e prioridades distintas, que refletem suas visões para o futuro de Araguaína.

Jorge Frederico 

Ascom Jorge Frederico

Programas Assistenciais
Jorge Frederico coloca um forte enfoque na criação de programas voltados para a segurança alimentar e nutricional. Sua proposta inclui a criação de creches em tempo integral e a potencialização das ações relacionadas ao conselho de segurança alimentar, visando atender melhor as vítimas de abuso e violência doméstica.

Criança e Adolescente
Frederico planeja implementar o Programa de Convivência Familiar e Comunitária para crianças e adolescentes em situação de abandono social. Além disso, pretende ampliar a capacidade dos programas que combatem a violência e a negligência contra menores, desenvolvendo projetos socioeducativos para reduzir a evasão escolar.

Proteção à Mulher
Suas propostas incluem a criação de uma rede de Centros de Referência para Mulheres em Situação de Violência, com foco em capacitação e reinserção no mercado de trabalho. Frederico também propõe aumentar a atuação da Guarda Civil Metropolitana no combate à violência contra a mulher e criar campanhas educativas de prevenção.

Combate à Fome
O candidato propõe fortalecer programas como o Compra Direta e a aquisição de alimentos da agricultura familiar, visando melhorar a segurança alimentar no município.

Wagner Rodrigues

Prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues - Foto - Gazeta do Cerrado
Prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues – Foto – Gazeta do Cerrado

Justiça Social e Inclusão Produtiva
Wagner Rodrigues aposta em uma agenda ampla que visa promover justiça social e inclusão produtiva. Suas propostas incluem a implantação de um CRAS itinerante, para levar serviços de proteção básica à população da zona rural, e a ampliação do Centro Dia para pessoas com deficiência.

Apoio às Mulheres e Idosos
Rodrigues enfatiza o papel das mulheres, propondo estruturar a Secretaria Especial da Mulher para ampliar ações de enfrentamento à violência e realizar diagnósticos sobre a situação da violência contra a mulher. Para os idosos, promete reformar o Centro do Idoso e ampliar parcerias com a Universidade da Maturidade (UMA/UFT).

Geração de Renda e Qualificação
Com foco na inclusão produtiva, Wagner planeja expandir as ações do Centro de Geração de Renda e implantar o programa “Qualifica Araguaína”, oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional. Ele também propõe reduzir o número de jovens vulneráveis que não estudam nem trabalham, por meio de programas de inclusão.

Tecnologia e Conectividade
Uma proposta inovadora de Rodrigues é a implantação de Wi-Fi gratuito nas praças e outros órgãos públicos municipais, visando melhorar o acesso à informação e oportunidades para os cidadãos.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!