Marcus Marcelo é nomeado membro da Comissão da Aleto para definir PCCR da Educação


O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) comemorou a determinação do governador Wanderlei Barbosa de efetivar o mais rápido possível o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) dos profissionais da Educação do Tocantins. A criação de uma comissão para as definições sobre o plano também foi anunciada pelo governador nesta terça-feira 5, durante o lançamento do Profe Digital (Programa de Fortalecimento da Educação), no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Em seu discurso, o presidente da Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), Amélio Cayres, nomeou Marcus Marcelo como um dos membros da comissão que representará a Casa de Leis nas discussões do PCCR da Educação. “Será uma missão muito importante e urgente, na qual farei com muito comprometimento, até porque eu sou professor de carreira da rede estadual e conheço de perto nossas necessidades”, assegurou o deputado.

Marcus Marcelo destacou sua satisfação com mais uma de suas pautas saindo do papel. “Ver uma pauta nossa, tão importante e necessária, saindo do papel, em que nós professores da rede estadual levantamos há mais de 10 anos, nos deixa muito felizes”.

Entenda a pauta

No final do ano passado, o governador Wanderlei Barbosa firmou o compromisso durante audiência promovida pelo deputado Marcus Marcelo para que o presidente do Sintet (Sindicato dos Trabalhadores da Educação), José Roque, levasse as demandas e a matéria fosse votada já no início do ano legislativo de 2024.

À época, Marcus Marcelo agradeceu o apoio do governador à pauta. “Fico imensamente feliz com a sensibilidade do Governo do Estado a um pleito tão justo, que beneficiará e assegurará os direitos que lhes são devidos, em virtude da importância incontestável desses profissionais para o desenvolvimento das atividades nas instituições de ensino do Estado”.

O requerimento do parlamentar, apresentado em regime de urgência em março de 2023, aponta que, atualmente, o profissional da Educação do Tocantins tem 8,21% de progressão vertical, muito abaixo do que recebem outras categorias para o mesmo nível de cargo.

Melhor remuneração

O pedido do deputado aponta ainda a defasagem das progressões da categoria, já que o atual plano não tem atualização desde 2014. A Educação, segundo o requerimento do deputado, tem a pior remuneração se comparado a outros níveis com a mesma formação.

A revisão do plano prevê, além de organizar a vida funcional da categoria, promover a qualidade da educação e atrair bons profissionais, revertendo o crescente desinteresse, especialmente dos jovens, em seguir a carreira de professor.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!