Osires Damaso cobra execução das emendas de bancada para a segurança pública e saneamento



O Coordenador da bancada federal, deputado Osires Damaso (PSC/TO), esteve reunido nesta segunda-feira, 30, com o secretário de Segurança Pública, Wladimir Costa, para tratar da execução das emendas de bancada de 2019 direcionadas à área. Acompanharam a reunião os deputados Dulce Miranda (MDB), Professora Dorinha (União) e Vicentinho Júnior (PL).

A bancada federal destinou R$ 19,9 milhões para a implantação e estruturação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica – ABIS – para aplicação civil e criminal, contemplando identificação por meio de impressões digitais, impressões palmares e face. Esse recurso é de 2019 e está empenhado desde então aguardando a execução por parte do Governo Estadual. Caso não seja executado até o final deste ano, todo esse recurso será perdido.

Segundo o secretário, o atraso na execução dessa emenda deve-se a alguns fatores, como a pandemia da Covid-19 e ao próprio rito legal para a realização do processo licitatório. “É um recurso cujo valor não é de fácil execução, mas estamos atuando para que essa tecnologia esteja à disposição do cidadão tocantinense o mais breve possível”, disse.

Agência Tocantinense de Saneamento

Após a reunião na Segurança Pública, o coordenador da bancada esteve com o vice-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Aguinaldo Lima. A pauta da reunião também foi recurso destinado pela bancada federal. São quase R$ 6 milhões destinados em 2019 para para aquisição de equipamentos para perfuração de poços artesianos que podem ser perdidos se não forem executados. Segundo o vice-presidente, a ATS está trabalhando dentro do prazo legal e que o projeto será executado.

Para Osires Damaso, por se tratar de um alto volume de recursos, o tempo para essa execução é curto. “Não podemos de jeito nenhum perder esse recurso tão importante para o Tocantins por causa da incompetência da Secretaria de Segurança Pública e da ATS que correm o risco de não apresentar seus projetos em tempo hábil”, disse Damaso

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!