Próximo presidente da Câmara precisará garantir soluções e superar polarizações, afirma Ricardo Ayres

Com o início do ano legislativo cada vez mais próximo e Hugo Motta (Republicanos-PB) despontando como favorito para assumir a presidência da Câmara, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) avaliou os principais desafios do novo comando da Casa. Entre eles, destacou o compromisso de oferecer mais previsibilidade aos trabalhos legislativos, uma das maiores críticas à gestão atual.

“Temos enfrentado a insatisfação de deputados e líderes partidários com a falta de organização na pauta de votações, que muitas vezes só é divulgada no fim da tarde do próprio dia. O novo presidente precisará trazer previsibilidade e planejar as deliberações com antecedência para que possamos debater e votar com mais eficiência”, afirmou Ayres.

Além disso, o parlamentar destacou a importância de avançar na regulamentação das redes sociais e na responsabilização das big techs. “É urgente estabelecermos regras claras para plataformas digitais, garantindo que atuem com responsabilidade sobre o conteúdo disseminado. Isso inclui o combate à desinformação e a proteção dos direitos dos cidadãos nas redes”, afirmou.

Outro tema que promete protagonismo na nova gestão da Câmara é a PEC da Segurança Pública, elaborada pelo Ministério da Justiça. A proposta prevê a criação de um Sistema Único de Segurança Pública, maior autonomia para a Polícia Federal e a transformação da Polícia Rodoviária Federal em força ostensiva. A pauta enfrenta resistência de governadores e parlamentares de oposição.

Ayres também reforçou que a nova gestão terá o desafio de conciliar debates sobre outros temas sensíveis, como drogas, aborto e o pacote antiativismo judicial, que visa limitar a interferência do Judiciário nos demais Poderes.

“Estamos entrando em um período de grandes desafios, mas acredito que, com uma liderança comprometida como Hugo Motta, podemos transformar o Congresso em um espaço de soluções, não de polarizações infrutíferas”, concluiu.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!