Ayres
Ayres

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) apresentou o Projeto de Lei 481/2023, que institui a Política Nacional de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados de Derivado Vegetal à Base de Canabidiol nas unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde, o SUS.

A proposta determina que os medicamentos possam ser associados com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabinol, e destinam-se a pacientes que sofrem de doenças crônicas, como epilepsia, transtorno do espectro autista, esclerose, Alzheimer e fibromialgia. Os remédios são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2016, mas têm elevado custo por serem produzidos no exterior.

Segundo Ayres, a intenção é que todas as pessoas que necessitam do medicamento possam tê-lo disponível, sem recorrer à Justiça ou pagar valores altos.

“É inadmissível ver milhares de pessoas, incluindo crianças e idosos, que poderiam ter suas doenças controladas, sofrendo devido à imensa burocracia, desinformação, descriminalização e a falta de apoio do Poder Público no fornecimento desses medicamentos. Estudos mostram que a dor e as consequências podem reduzir de 80 a 90 por cento após o uso das substâncias”, explicou.

Ricardo Ayres apresentou o projeto baseado na Lei sancionada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e lembrou que o uso da cannabis para fins medicinais é legalizado nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Reino Unido, Espanha, entre outros países que também liberaram o cultivo e pesquisa para esses fins. Outra proposta semelhante foi apresentada na Assembleia Legislativa do Tocantins pelo deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos).

“Precisamos garantir essa cobertura para todo o Brasil. Não podemos aceitar que os ricos possam ir ao exterior e tenham acesso a esses medicamentos, enquanto os mais pobres sofrem diariamente. Vamos democratizar e levar a cada brasileiro o avanço da medicina”, concluiu.

Tramitação
Após despacho, o PL será analisado pelas comissões permanentes da Câmara.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!