Saúde mental: A pedido de Ayres, servidores de Porto Nacional poderão ter projeto de apoio psicológico

Na manhã desta segunda-feira, 24, o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) esteve reunido com gestores e técnicos da Secretaria de Administração Estadual e da Prefeitura de Porto Nacional debatendo sobre o termo de cooperação para ampliação do Projeto de Saúde Mental do Servidor em sofrimento psíquico, decorrente da pandemia, para os servidores do município. O projeto, fruto de um requerimento de Ricardo Ayres, já está sendo desenvolvido com os servidores estaduais e poderá ser ampliado para os servidores dos municípios tocantinenses.

Na reunião estiveram presentes, além de Ayres, o Secretário de Administração do Tocantins, Bruno Barreto, os técnicos responsáveis pela elaboração do projeto, a diretora da Junta Médica Estadual Márcia Varão, os peritos psiquiatras da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), o secretário de  administração de Porto Nacional, Emivaldo Pires Souza, a secretária de saúde municipal Lorena Martins e a diretora do CAPS II, Eunicelha Lemos.

O pedido, via requerimento em agosto de 2020 do deputado Ricardo, levou a criação pelos peritos psiquiatras da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE) a elaboração do Projeto de Saúde Mental do Servidor em sofrimento psíquico decorrente da pandemia. O projeto visa criar uma rede de suporte emocional ao servidor por meio de acolhimento, escuta, orientação e continuidade ao cuidado psíquico.

“Nós precisamos cuidar dos nossos servidores, para conseguirmos junto com eles, cuidarmos da população tocantinense. A pandemia agravou os sofrimentos psíquicos e somente com cuidado e prevenção, garantiremos a saúde de quem serve o Tocantins” pontuou o deputado Ayres. O parlamentar também defende a ampliação para os servidores municipais e para a população em geral, dentro das condições de atendimento.

Em execução desde outubro do ano passado, o projeto já realizou um ciclo de lives disponíveis no Youtube . O Projeto tem por objetivo oferecer suporte psicossocial ao servidor em sofrimento psíquico decorrente ou agravado pela pandemia, e buscando ampliar esse espaço de acolhimento e tratamento psicológico. São parceiros do projeto a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Conselho Estadual de Psicologia e diversas universidades

Brasil e Saúde Mental

Os problemas psíquicos têm afetado a população mundial, com o agravamento gerado pela pandemia da Covid-19, de acordo com a pesquisa do instituto Ipsos , encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou no último ano, o Brasil é o quinto país com mais sofrimento psíquicos no mundo atualmente. Em virtude disto, o deputado estadual Ricardo Ayres, protocolou ainda em agosto de 2020 um requerimento que solicitou ao Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Administração – Secad, que ofereça um suporte psicológico e psiquiátrico aos servidores  estaduais.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!