Tiago Dimas lamenta decisão do STJ que beneficia planos de saúde e prejudica famílias dos autistas

O deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO) lamentou, nesta quinta-feira, 9 de junho, a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que permite aos planos de saúde atenderem somente o que está explicitamente no contrato, descartando tratamentos, terapias e outros procedimentos como acontecia até então. Essa decisão é resultado da interpretação do STJ de ser taxativo, em regra, o rol de procedimentos e eventos estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde), não estando as operadoras de privadas e conveniadas (planos de saúde) obrigadas a cobrir o que não está na lista.

A decisão é altamente benéfica aos planos e muito prejudicial às famílias dos autistas. O veredito também é muito ruim para famílias com pessoas com algumas doenças crônicas ou muito graves. “A escolha pelo rol taxativo em vez do rol exemplificativo faz muito para quem tem crianças e adultos com espectro autista. Foi uma decisão nociva e espero que ela de alguma forma possa ser revertida”, lamentou Tiago Dimas.

O deputado tocantinense é um apoiador da causa dos autistas e, inclusive, trabalhou ao longo do seu mandato para fortalecer a clínica-escola Mundo Autista, de Araguaína, umas das poucas do país a prestar atendimento público integrado de educação e saúde às crianças do espectro autistas. Tiago Dimas, inclusive, é autor do Projeto de Lei 1712/2019, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado. A proposta prevê que o poder público, sob o comando da União, fomente projetos e programas de atenção à saúde e à educação especializada para quem sofre com o transtorno do espectro.

O resultado negativo do julgamento pode dar força para que o PL agora seja aprovado no Senado e possa virar lei. “Enquanto não se reverte a decisão judicial, nós precisamos de mecanismos públicos para poder ajudar essas famílias. Um tratamento na rede particular de uma criança autista não custa menos de R$ 6 mil por mês, algo que pouquíssimas famílias no Brasil podem pagar e com certeza fica muito longe do alcance de da maior parte das famílias que têm crianças autistas”, ressaltou Tiago Dimas.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!