Tocantinenses no governo Lula: Jovem assume Diretoria de programas de Juventude; jornalista vai para área racial

Dandara Maria e Guilherme Barbosa –  Foto – Divulgação

Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado

Algumas nomeações começaram a ser feitas no governo federal. Dois jovens entram para o governo Lula.

O jovem tocantinense Guilherme Barbosa Rodrigues assumiu a Diretoria Nacional da Secretaria Nacional de Juventude.

Nascido em Palmas, na luta desde secundarista, foi diretor da executiva nacional da UBES. Na universidade, foi diretor do DCE-UFT na gestão 2017-2018 e logo depois diretor de políticas educacionais da UNE.

Durante as gestões da UBES e da UNE, foi representante das entidades no Fórum Nacional de Educacao (FNE) e no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) (2015-2023)
Foi também representante discente do Conselho Superior Universitário da UFT e Secretário Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores e membro da Executiva Estadual do Partido.

Hoje, assume o cargo de Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude da Secretaria Nacional de Juventude, ligada ao Ministério da Secretaria Geral de Presidência da República.

Jornalista na área de Igualdade Racial

A ativista negra e jornalista também tocantinense Dandara Barbosa também integra o governo federal. A jovem é da periferia de Palmas e assumiu o cargo de coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial.

Ela é pesquisadora, integrante do Movimento Negro Unificado e atuante nas causas da área no Tocantins e também em Brasília. Ela vem se destacando nos últimos anos no debate racial e é ligada a várias iniciativas.

Pós-Graduanda em Gestão em Serviços Sociais e Políticas Públicas e Graduada pela Universidade Federal do Tocantins.

Atua também na comunicação para causas, a partir do terceiro setor e de movimentos sociais antirracistas e feministas.

Faz parte da Rede Nacional de Jovens Negras Feministas e da Rede de Ciberativista Negra.

É uma das 32 lideranças negras do Brasil selecionados pelo Edital Traços- ação da Plataforma Alas, que tem como objetivo apoiar lideranças oriundas de periferias em desenvolvimento em espaços de poder, em 2020.

Conheça Dandara

“Sou nascida e da periferia de Palmas.” Pós Graduanda em Gestão em Serviços Sociais e Políticas Públicas e Graduada pela Universidade Federal do Tocantins.

Atua também na comunicação para causas, a partir do terceiro setor e de movimentos sociais antirracistas e feministas.

Faz parte da Rede Nacional de Jovens Negras Feministas e da Rede de Ciberativista Negra.

É uma das 32 lideranças negras do Brasil selecionados pelo Edital Traços- ação da Plataforma Alas, que tem como objetivo apoiar lideranças oriundas de periferias em desenvolvimento em espaços de poder. Em 2020.

Maju Cotrim
Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!