Audiência será realizada na Câmara de Palmas, na segunda-feira, 18 - Foto - Ascom
Câmara de Palmas - Foto - Ascom


Maju Cotrim

Na Câmara de Palmas três vagas já estão abertas para os novatos: a de Tiago Andrino que concorre á prefeitura pelo PSB e dos vereadores Gerson Alves e Milton Neris que são candidatos a vices nas chapas de Vanda Monteiro e Marcelo Lelis, respectivamente.

Para as outras 16 vagas a disputa também será acirrada pelos que vão buscar reeleição e os vários perfis diferentes que vão disputar as cadeiras.

A atual Legislatura já tem sido alvo de duras críticas dos postulantes ás 19 cadeiras. Com vídeos nas redes sociais muitos deles criticam a produtividade da casa e também a postura da Câmara na pandemia. Até protesto já houve na frente da Câmara questionando o que os postulantes chamam de “privilégios”.

A Gazeta acompanha o registro das candidaturas que vai até o dia 26 para saber ao todo quantas candidaturas proporcionais haverá na capital.

Este ano há ainda formato diferente de busca por mandato.

Projeto SOMOS

Primeiro mandato coletivo do Tocantins e da Região Norte do Brasil, o grupo objetiva buscar uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas. Esse modelo de candidatura já ocorre em outros Estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, e tem crescido nos últimos tempos nos demais entes federativos.

Nessa nova proposta de democracia além da figura do Vereador, aparecem as figuras dos Covereadores e das Covereadoras, que compartilham da vida do gabinete e tem o mesmo poder de decisão do mandatário. No caso do SOMOS, o vereador que deve ser registrado na urna como candidato será o servidor público e ativista social Alexandre Peara, filiado ao PSB. A covereança será composta inicialmente pela administradora e pesquisadora, Thamires Lima, e pelo estudante e militante da juventude, Augusto Brito.

SOMOS

Em 2016

Um total de 373 candidatos a vereador registraram candidatura na Justiça Eleitoral para concorrer as eleições na capital em 2016. Deste total, 265 foram homens, o que corresponde a um porcentagem de 68,48%. Quer dizer que nas últimas eleições 108 mulheres disputaram ás proporcionais sendo apenas duas eleitas.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins