Equipe Gazeta do Cerrado

O município de Campos Lindos completa 29 anos nesta quarta-feira, 19. Com o tempo, a cidade se tornou estratégica e um pólo do agronegócio na região.

Conforme a Prefeitura de Campos Lindos, o ex governador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos é o fundador da atual cidade, foi ele quem escolheu o lugar hoje ocupado pela cidade. Sob o seu comando foi elaborado a planta da cidade e aberta suas ruas, instaladas as redes de abastecimento de água e de energia elétrica.

A potencialidade, econômica dos solos da região, aliada à celular beleza paisagística, foram os elementos determinantes para a iniciativa de fundar uma nova cidade num dos lugares mais promissores do Estado do Tocantins.

Formação Administrativa

Conforme a gestão, elevado à categoria de município com a denominação de Campos Lindos, pela lei estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada pela lei estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado de Goiatins. Sede no antigo distrito de Campos Lindos (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territoriais de 2007.

Curiosidade

Sabia que um asteroide caiu próximo a Campos Lindos? Isso mesmo. A queda da rocha formou a Serra da Cangalha, que fica antes da cidade.

A cangalha é considerada a 2ª maior cratera de impacto do Brasil com cerca de 12km, e 400 metros de altura. Ela foi identificada pela primeira vez em 1973 por Robert S. Dietz. Conforme a NASA, esta é a cratera mais bem preservada do Brasil.

A TO-226, que dá acesso a Campos Lindos, passa dentro da cratera, que possui dois anéis de colinas. A rodovia passa dentro do primeiro anel.

Trecho da TO-226 passa dentro do 1º anel de colinas da cratera – Foto: Google Maps