Foto – Projeto Elas pelo Brasil

Mostrar as belezas do Brasil, as riquezas das culturas e gastronomias regionais e quebrar tabus, tudo isso sob um olhar especial de mulheres dos estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Este é o objetivo do projeto Elas pelo Brasil, que teve início em janeiro de 2021 e é realizado por meio da plataforma do Instagram, levando muitas informações e dicas de viagens por todos os recantos deste país.

A iniciativa de reunir estas mulheres foi da Danielle Almeida, do Ceará.  “Sempre fui apaixonada por viagens e os destinos nacionais são incrivelmente especiais para mim. Temos um país lindo, isso precisa ser mostrado e, principalmente, valorizado. Em 2020 fiz incríveis viagens online pelas paisagens e livros que contam a história dos quatro cantos do Brasil. Descobri ainda mais destinos que merecem ser mostrados, não só no Ceará, mas no país inteiro e a internet é uma ferramenta fundamental para isso”, conta Danielle.

Ela então elaborou o projeto Elas pelo Brasil, um esforço voluntário e colaborativo, e convidou inicialmente algumas amigas de outros estados para participarem. Juntas, elas percorreram o Instagram em busca de outras criadoras de conteúdo com foco em turismo e hoje fazem parte do projeto representantes de quase todos os estados do Brasil. “Estamos mostrando para as pessoas uma visão mais sensível e profunda do nosso país, oferecendo informações valiosas, interagindo e ajudando os viajantes a transformarem sonhos de viagens em realidade”, afirma Danielle.

O Elas pelo Brasil é um projeto voluntário e integra essas mulheres com atuação conjunta para a divulgação do turismo nacional, por meio de publicações periódicas em seus perfis no Instagram, assim como na página do projeto – @projetoelaspelobrasil. É publicado, quinzenalmente, aos domingos, um vídeo, postado no mesmo dia por todas as mulheres do projeto. Cada edição aborda um tema diferente e este mesmo assunto é tratado por todas as integrantes, com informações referentes ao seu respectivo estado. Também são incentivados o uso das ferramentas da plataforma do Instagram – stories, reels, lives, feed – para a repercussão e também para ampliar as discussões sobre os temas, promovendo maior interação com os interessados e com mais pessoas que queiram ajudar nesta ação.

O turismo por Elas

Danielle explica que o Projeto é composto por mulheres, representantes de cada um dos estados brasileiros e o Distrito Federal. O intuito é aproveitar o conhecimento e as vivências destas mulheres em seus estados e em outros destinos para multiplicar esse olhar. E também oferecer uma visão feminina quando o assunto é turismo, com dicas úteis para todo viajante.

O conteúdo é construído para todos, o que inclui a participação do público que interage nas postagens. Tem uma linguagem informativa e clara para instruir e encantar aqueles que desejam conhecer o nosso país pelo olhar de quem o ama. Sobretudo as mulheres que querem desbravar estes cenários superando seus receios e barreiras relacionadas às viagens.

Pandemia e o turismo

O projeto surgiu em meio à pandemia da COVID-19 e sempre tivemos cautela com as informações e os deslocamentos neste momento. Mas, mostramos que mesmo em casa, é possível “viajar pelo Brasil”, conhecer melhor cada um dos estados e suas belezas, trocar informações, dicas e planejar os próximos destinos, viajando com segurança.

Mulheres do Projeto

Conheça e comece a seguir as mulheres que fazem parte do projeto Elas pelo Brasil. Ainda faltam alguns estados que logo serão bem representados:

NORTE:

 

Acre – @tipsdathaly

Amapá – @camilaamanajas

Amazonas – @sukalinsss

Pará – @dani_viaja

Rondônia – @renata.k.silva

Roraima – @viajandocomdebby

Tocantins – @nickyturistando

 

NORDESTE:

Ceará – @danipormim

Maranhão – @viaja_bella

Paraíba – @alternatuaviagem

Pernambuco – @pelomundolisos

Piauí – @dopiauipromundo

Sergipe – @colecaodeviagem

 

SUL:

Paraná – @pin_a_trip

Rio Grande do Sul – @gastandoamala

Santa Catarina – @vaiviajardarly

 

SUDESTE:

Minas Gerais – @carolpelobrasil

Rio de Janeiro – @roteirosdefamilia

São Paulo- @dicasdajubralo

Espírito Santo – @tudoemara

 

CENTRO-OESTE:

Goiás – @larydilua

 

Fonte – Assessoria Projeto Elas pelo Brasil