Cada um é responsável pelo resíduo que produz, essa é a premissa do projeto ‘Eu Cuido do Meu Lixo’, que sensibilizou moradores de condomínios da Capital a praticar a coleta seletiva e com isso as 13 famílias da Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperan) tiveram um importante aumento no volume de materiais recolhidos e o meio ambiente também ganhou, tendo em vista a separação do lixo feita por um total de 10 condôminos palmenses.

De acordo com a recicladora Maria Edileuza Soares Mendes, o Projeto sensibilizou e gerou muito mais material para a cooperativa. “O pessoal agora faz a coleta seletiva e a gente passa uma ou duas vezes por semana para coletar esse material nos condomínios e isso ficou muito bom para nós”, explicou.

Oficinas pedagógicas com os moradores, treinamento de colaboradores dos condomínios, integração com a cooperativa de reciclagem e instalação da estrutura adequada para o depósito do lixo foram as atividades do ‘Eu Cuido do Meu Lixo’, desenvolvido pela Associação Tocantinense de Preservação Ambiental e Valorização da Vida (Ecoterra) e para Maria Edileuza “o projeto trouxe uma nova realidade para os cooperados e por isso só temos a agradecer pela Ecoterra ter nos apresentado e incluído neste projeto”.

Inclusão

A Cooperan é uma cooperativa de produção de recicláveis do Tocantins que atua na atividade de coleta de seleção e triagem de materiais recicláveis, desde 2004 na Capital, em um trabalho realizado por um total de 13 famílias cooperadas e conforme a recicladora Maria Edileuza é uma união pela inclusão. “As famílias dos cooperados dependem da renda dos recicláveis, pois em sua grande maioria, são pessoas que não atendem às exigências do mercado de trabalho e, portanto, têm na cooperativa a única oportunidade para geração de renda”, disse a recicladora ao complementar que a renda da Cooperativa é partilhada igualmente entre seus membros.

Eu Cuido do Meu Lixo

“Eu Cuido do Meu Lixo” nasceu da observação, relatou Iva Ramos, coordenadora geral do Projeto. O acúmulo de lixo nos condomínios e a quantidade que poderia deixar de ser lixo e se tornar material reciclável impulsionou a realização do projeto, que está contribuindo com a sensibilização dos moradores de um total de 10 condomínios em Palmas, onde grande parte dos resíduos sólidos (materiais recicláveis) são reciclados, deixando de poluir o meio ambiente e evitando que novas fontes de recursos naturais sejam utilizadas.

O projeto é realizado pela Ecoterra e conta com recursos do governo federal por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Tiago Dimas.