Quase metade dos senadores já tomou pelo menos uma dose da vacina de covid-19, segundo levantamento do Poder360. São 37 dos 81 senadores (45,7%). A média de vacinados no Senado é 3 vezes maior que no resto do país, onde são 15% da população.ele

O fator que melhor explica a diferença entre as médias de vacinados no Brasil e no Senado é a média de idade. Entre os senadores essa média é de 59,5 e no resto do país é de 33,81 segundo projeção realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar disso, só 19 dos 37 disseram já ter completado a vacinação –tomou as duas doses. Do total da Casa, são 23%. No Brasil, essa contagem cai para 7,4%.

O número de congressistas vacinados é puxado pelos representantes do Norte e Nordeste: 23 dos 37 vacinados são dessas regiões. Sudeste, a mais populosa, vacinou só 2 de seus congressistas na Casa Alta. Já as regiões Sul e Centro-Oeste vacinaram, respectivamente, 7 e 5 senadores.

Na Assembleia Legislativa do TO

Como a vacinação segue lenta em maioria dos municípios do Tocantins, se vacinaram até agora dentre os deputados estaduais: Issam Saado do PV, Fabion Gomes (59 anos), Vilmar Oliveira (SD), Valderez Castelo Branco. A Casa tem pelo menos outros quatro na faixa de 60 anos.

Deputado Issam Saado foi o primeiro parlamentar tocantinense a ser vacinado. Dentre os 24 estaduais pelo menos 10 divulgaram que tiveram covid, 41% do parlamento. Dentre os oito federais do Estado pelo menos metade da bancada também teve covid.

Dentre os federais nenhum divulgou ter tomado a vacina até o momento e os três senadores do TO ninguém tomou ainda.

Os parlamentares estão aguardando chegar na faixa etária de vacinação em seus municípios.

Tanto os estaduais como os federais têm cobrado diariamente agilidade na vacinação no Estado para maior parte da população, educadores, jornalistas e vários outros públicos.