Conhecida entre os egípcios como a “planta da imortalidade”, a babosa era tradicionalmente pendurada em portas para afastar os maus espíritos. Ainda hoje, do ponto de vista holístico, acredita-se que ela é capaz de trazer boas energias para o lar. Já do científico, estudos comprovam que ela é uma poderosa purificadora do ar, ajuda a cicatrizar feridas e traz benefícios à pele e ao cabelo.
Da família das suculentas, ela também é bastante conhecida por seu nome científico, Aloe vera. É uma espécie ideal para iniciantes na jardinagem, pois demanda pouca rega.
Cabelo
A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.
A planta é a queridinha principalmente das cacheadas pois a hidratação dos cachos com a babosa deixam os fios brilhosos e fortes.
Combate linhas de expressão
O néctar das folhas tem virtudes anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes. Essas propriedades são um alento às infecções e distúrbios cutâneos, como rosáceas, psoríases e eczemas. Já a seiva estimula a síntese de colágeno e elastina nos tecidos, combatendo linhas de expressão e prevenindo o aparecimento de rugas.
Cultivo
Como a babosa é uma planta rústica, não exige muitos cuidados. É só observar alguns passos e garantir um plantio saudável. Você pode plantar a babosa em vaso ou em canteiros em uma horta orgânica.
O vaso pode ser médio ou grande, com no mínimo 20 cm de diâmetro, com furos no fundo para não acumular água. A babosa também pode ser plantada em grupos, em canteiros, desde que respeitado o espaçamento.
Espaçamento
O espaçamento ideal para babosa é de 1m x 1m, para quem não tem grandes áreas e mesmo assim preferir plantar em grupos.
Adubação
Faça uma adubação orgânica que contenha bastante fósforo. Você pode utilizar na composição do seu adubo borra de café, por exemplo, que contém esse mineral.
Irrigação
A babosa pode ser regada com pouca frequência. Uma vez por semana é o ideal. Antes de realizar as regas, observe se o solo não está úmido. Se estiver úmido, não regue.
Poda e Colheita
Faça as podas das folhas que estiverem secando ou quando quiser diminuir a quantidade de mudas. Já para fazer a colheita, corte as folhas que estão mais afastadas da base da babosa. As folhas podem ser colhidas quando a planta tiver novos brotos, na primeira vez, e depois sempre antes da estação chuvosa. Cada planta dá em torno de 30 folhas.
*Com informações dos sites Casa & Jardim, Ciclo Vivo e Tua Saúde