Com base nos dados de 15 de abril, a taxa de incidência de Covid-19 no Tocantins é de 1,94 casos por 100 mil habitantes. Estando bem abaixo da taxa nacional, que é de 14,54. Caso tivessem a mesma incidência o Tocantins teria 232 casos. A informação faz parte do relatório sobre a situação de enfrentamento ao Covid-19, divulgado pela Secretaria de Saúde do Tocantins nesta sexta-feira, 24 de abril.

Ainda segundo o relatório, comparando o Tocantins ao Distrito Federal, a situação do Tocantins fica bem melhor. A taxa lá é de 23,53. Se o Tocantins tivesse no mesmo ritmo teria 376 casos. Caso a transmissão estivesse no ritmo de Goiás, o Tocantins teria 71 casos, já que a incidência lá é de 4,48.

O cálculo da taxa de incidência é feito com o número de casos novos de uma doença dividido pela população exposta em um espaço geográfico.

Transmissão

Além de demonstrar que a transmissão no Tocantins pelo Covid-19 está lenta em comparação a outros estados. A secretaria confirma que há a transmissão comunitária da doença desde o dia 12 de abril. E ainda, que há 28 amostras aguardando análises.

Segundo o relatório, de 05 de março a 15 de abril, o Laboratório Central do Tocantins – Lacen, recebeu 542 amostras e realizou 514 testes para o Covid-19, desses, 28 ainda aguarda análises.

No relatório também há a informação sobre a distribuição de 1935 caixas com kits de testes rápidos para todos os municípios tocantinenses. Eles já estão sendo distribuídos.

Veja relatório: Relatório Situacional de Enfrentamento à COVID19

 

Leia também:

Coronavírus: Como se prevenir

DIY: Máscara caseira como fazer

Saúde mental: Psicóloga revela 17 atitudes terapêuticas para ajudar a gerenciar as emoções

Economia: Especialista orienta sobre como famílias podem economizar neste período de pandemia