Equipe Gazeta do Cerrado
O sargento da Polícia Militar, Samuel Santos Vieira, de 41 anos, morreu nesta sexta-feira,, em Divinópolis do Tocantins, região central do estado. Segundo as informações do Instituto Médico Legal (IML), de Paraíso do Tocantins, o sargento tentou contra a própria vida.
Ainda segundo as informações, ele teria atirado no ouvido e chegou a ser levado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu e morreu.
Antes da morte, o sargento deixou uma mensagem dizendo para que os filhos estudem.
Nenhuma informação sobre o porquê do sargento ter atentado contra a própria vida foi divulgada.
A Polícia Militar do Tocantins lamentou a morte do sargento. Conforme a corporação, Samuel ingressou na PM ainda em 2005 e desde 2013 prestava serviço no Batalhão da Polícia Militar Ambiental. (Veja a nota no final da matéria).
Não passe por tudo sozinho
O Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.
A linha 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, em setembro de 2017, iniciou sua expansão para todo o Brasil, que será concluída em 30/06/2018, com a integração de todos os estados.
Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.
Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.400 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.
A instituição também mantém o Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos-SP.
Nota PM Tocantins
É com pesar que a Polícia Militar do Estado do Tocantins lamenta o falecimento do 3º Sargento QPPM Samuel dos Santos Vieira, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 04, na cidade de Divinópolis/TO.
O sargento Samuel ingressou na corporação no ano de 2005, sendo formado em Palmas. Policial militar comprometido e responsável com o seu trabalho, prestava serviço no Batalhão de Polícia Militar Ambiental desde setembro de 2013. Ele tinha 41 anos, deixa esposa e filhos.
A família policial militar tocantinense se solidariza com familiares e amigos rogando a Deus para que conforte o coração de todos frente a esta perda irreparável.