Na manhã desta segunda-feira, 24, o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) esteve reunido com gestores e técnicos da Secretaria de Administração Estadual e da Prefeitura de Porto Nacional debatendo sobre o termo de cooperação para ampliação do Projeto de Saúde Mental do Servidor em sofrimento psíquico, decorrente da pandemia, para os servidores do município. O projeto, fruto de um requerimento de Ricardo Ayres, já está sendo desenvolvido com os servidores estaduais e poderá ser ampliado para os servidores dos municípios tocantinenses.

Na reunião estiveram presentes, além de Ayres, o Secretário de Administração do Tocantins, Bruno Barreto, os técnicos responsáveis pela elaboração do projeto, a diretora da Junta Médica Estadual Márcia Varão, os peritos psiquiatras da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), o secretário de  administração de Porto Nacional, Emivaldo Pires Souza, a secretária de saúde municipal Lorena Martins e a diretora do CAPS II, Eunicelha Lemos.

O pedido, via requerimento em agosto de 2020 do deputado Ricardo, levou a criação pelos peritos psiquiatras da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE) a elaboração do Projeto de Saúde Mental do Servidor em sofrimento psíquico decorrente da pandemia. O projeto visa criar uma rede de suporte emocional ao servidor por meio de acolhimento, escuta, orientação e continuidade ao cuidado psíquico.

“Nós precisamos cuidar dos nossos servidores, para conseguirmos junto com eles, cuidarmos da população tocantinense. A pandemia agravou os sofrimentos psíquicos e somente com cuidado e prevenção, garantiremos a saúde de quem serve o Tocantins” pontuou o deputado Ayres. O parlamentar também defende a ampliação para os servidores municipais e para a população em geral, dentro das condições de atendimento.

Em execução desde outubro do ano passado, o projeto já realizou um ciclo de lives disponíveis no Youtube . O Projeto tem por objetivo oferecer suporte psicossocial ao servidor em sofrimento psíquico decorrente ou agravado pela pandemia, e buscando ampliar esse espaço de acolhimento e tratamento psicológico. São parceiros do projeto a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Conselho Estadual de Psicologia e diversas universidades

Brasil e Saúde Mental

Os problemas psíquicos têm afetado a população mundial, com o agravamento gerado pela pandemia da Covid-19, de acordo com a pesquisa do instituto Ipsos , encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou no último ano, o Brasil é o quinto país com mais sofrimento psíquicos no mundo atualmente. Em virtude disto, o deputado estadual Ricardo Ayres, protocolou ainda em agosto de 2020 um requerimento que solicitou ao Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Administração – Secad, que ofereça um suporte psicológico e psiquiátrico aos servidores  estaduais.