Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Giovany França Mesquida, morreu nesta segunda-feira, 28, no Hospital Geral de Palmas (HGP). Apesar de nas redes sociais, afirmarem que o paciente morreu de dengue hemorrágica (chamada dengue grave, após a mudança da nomenclatuda em feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria Estadual de Saúde negou a suspeita e disse que o caso ainda está sendo investigado.
Nenhum outro dado do paciente, foi informado.
Dois casos de morte por dengue grave foram registradas já em 2019 no Tocantins. No dia 3 de janeiro, o menino Felipe Duarte Cerqueira, de 5 anos, morreu após ficar internado em um hospital particular de Palmas.
A criança morava em Miracema, na região central do Estado e sofria da Síndrome de West, um tipo raro de epilepsia que se desenvolve ainda na infância.
Em Paraíso do Tocantins, também em janeiro, o motorista que não teve o nome divulgado, também morreu, mas o caso dele está sendo investigado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Em Palmas, até o dia 14 de janeiro,a Secretaria Municipal de Saúde, informou que 741 casos haviam sido notifidados, no mesmo período de 2018, apenas 91.
Nota da Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde informa que o paciente Giovany França Mesquita veio a óbito no Hospital Geral de Palmas nesta segunda-feira, 28, o paciente não é suspeito de Dengue Grave e a causa do óbito será investigado.
A Secretaria de Estado da Saúde informa que baseado artigo 1º da resolução n.º 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes.
Palmas/TO, 28 de janeiro de 2019.