No Banner to display

Sem previsão, Saúde diz que repasse financeiro para pagamento de contratados em UTIs de Covid está em análise

Por Gazeta do Cerrado | 13/01/2021

Última atualização em 13/01/2021 16:27

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

UTI Covid-19 – Foto – Governo do Tocantins

Lucas Eurilio

Contratados para trabalhar nas UTIs de Covid no Tocantins voltam a cobrar salário atrasado

Onde está o dinheiro? Esta é a pergunta que contratados para trabalhar nas UTIs de Covid-19 no Tocantins estão se fazendo desde dezembro de 2020.

Os profissionais – heróis – de Saúde estão lotados no Hospital Geral de Palmas, Hospitais Regionais de Araguaína e Gurupi. Eles foram contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) através do Instituto de Saúde e Cidadania (Isac) para ajudar a salvar vidas tocantinense em meio à pandemia.

O Gazeta do Cerrado acompanha a situação desses trabalhadores e mostrou no que no dia 17 de dezembro do ano passado, a SES encaminhou uma nota informando que o pagamento de novembro estava sendo analisado por uma equipe técnica.

Na época, os contratados estavam cobrando o pagamento de novembro e nesta quarta-feira, 13, quase um mês depois, a cobrança agora é do salário de dezembro – além de sobrecarregados, exaustos, sem nenhuma centavo no bolso.

Colaboradores chegaram e entrar em contato novamente relatando que a Secretaria não tem dado nenhuma justificativa ou posicionamento e eles não sabem mais o que fazer.

Os profissionais relataram ainda que em dezembro receberam o pagamento de novembro após cobranças.

O que diz o ISAC

Nossa equipe procurou o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). Em nota encaminhada à nossa equipe nesta quarta-feira, o Instituto informou que está aguardando o repasse da Secretaria de Saúde do Tocantins referente às competências de novembro e dezembro, para efetuar o pagamento dos colaboradores que estão atuando nas UTIs Covid-19 nos hospitais regionais de Gurupi e Araguaína, assim como no Hospital Geral de Palmas.

Em dezembro, o ISAC recebeu um repasse parcial referente à competência de novembro, que possibilitou o pagamento da folha. Desde então, aguarda novo repasse e quando confirmado o crédito em conta, o pagamento dos profissionais, referente à competência de dezembro, será realizado de imediato.

O ISAC lamenta o atraso ocorrido, afinal, o seu compromisso é de pagar em dia todos os profissionais. De forma que se solidariza com os colaboradores e lembra que, por se tratar de recuso público para gestão específica por projeto, só pode efetuar o pagamento com recurso do contrato.

Para cada projeto que o ISAC gerencia é aberta uma conta específica e apenas os recursos do próprio contrato podem ser usados para pagamentos e manutenção do serviço. Por uma questão legal, o ISAC é proibido de usar o recurso de outro contrato para pagar as despesas, inclusive de pessoal.

SES

O Gazeta do Cerrado também entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Em nota, o órgão disse que recebeu a prestação de contas do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), a qual está sob análise da equipe técnica da Pasta, para posterior repasse financeiro.

Leia também

Na linha de frente, profissionais terceirizados da UTI Covid do HGP alegam falta de pagamento

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]