Universidade da Maturidade – Foto: Divulgação
Maju Cotrim
A Universidade da Maturidade vai completar 15 anos no próximo dia 26. Para homenagear a trajetória deste importante instrumento de integração social e educacional a Gazeta vai divulgar uma série de matérias especiais contando história de alguns alunos. Nas entrevistas vamos abordar a visão dos idosos sobre assuntos importantes da sociedade.
Eles que dão exemplo de superação e inspiração.
Acompanhe diariamente as reportagens com estes personagens sociais especiais.
Sobre a UMA
O Programa UMA (Universidade da Maturidade) é uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. Afinal, a Universidade está adequada e capacitada para responder às necessidades específicas de pessoas acima de 45 anos (atividades físicas, culturais e sociais).
Este programa é uma alternativa para as pessoas adultas que a sociedade brasileira exclui, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria . É um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico. Na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários consta que vinculados a este programa estão os Projetos: Pólo Palmas, Pólo Tocantinópolis e Pólo Gurupi.
Coordenação nacional: Neila Barbosa Osório