Vários municípios do Tocantins fazem aniversário nesta segunda-feira, 10. A história dos municípios se confunde com a história do Estado. Conheça abaixo um pouco da história de cada uma das cidades.

Pau D’arco

Na época da criação do município havia uma árvore, seca, caída à margem esquerda do rio Araguaia. Essa árvore era um Ipê também conhecido na região por Pau d’Arco. A cidade completa 29 anos

Sua população estimada em 2005 era de 4 600 habitantes. Pau d’Arco é uma pequena cidade que fica a 422 km de sua capital Palmas-TO, fica no extremo norte do estado.

Cachoeirinha

Cachoeirinha é um município brasileiro. Localiza-se ao norte do estado do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, estando a uma altitude de 190 metros. Sua população estimada em 2018 era de 2.266 habitantes.

Possui uma área de 353,99 km². O município faz nesta sexta-feira 29 anos.

São Bento do Tocantins

São Bento do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins. Sua população estimada em 2004 era de 3 227 habitantes. Possui uma área de 1437,61 km². São Bento do Tocantins completa 28 anos.

Esperantina

Esperantina é um município localizado no extremo norte do estado do Tocantins, entre os rios Araguaia e Tocantins, na área geográfica denominada Bico do Papagaio.

Distante 680 km da capital do Estado, Palmas, ocupa uma área de 504,02 km² (IBGE, 2001), de transição entre domínios de natureza de significativa biodiversidade, representados pelo cerrado e pela floresta amazônica (MDA, 2006). Ao lado de São Sebastião do Tocantins, é o município tocantinense mais ao norte.

O município foi criado em 5 de outubro de 1989 e instalado em 1 de janeiro de 1993. Sua emancipação política ocorreu em 10 de fevereiro de 1991, através da Lei Estadual nº 251/91.

Sua povoação começou por volta de 1974, quando chegaram a esta região os senhores Felipe da Silva Ribeiro e Vitoriano da Silva Ribeiro, os quais se agradaram do local e fixaram residência à margem da “Lagoa da Cota”, rodeada de terras férteis e viçosas, devolutas do Estado de Goiás na época.

Por ser uma região rica em caça, pesca e próspera para agricultura, atraiu moradores de outras regiões – Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Bahia.

Com o índice cada vez maior de povoação, passou a ser chamada de “Centro de Pedro Souza”, depois “Centro dos Mulatos” devido à grande quantidade de descendentes de índios e negros que habitavam o lugar, o qual em 1980, já contava com trinta ranchos de palha.

Após o desmembramento oficial do município de São Sebastião do Tocantins, Esperantina atingiu um surpreendente desenvolvimento, tendo como primeiro Prefeito o senhor Deumar Alves dos Santos, que administrou de 1993 a 1996.

Hoje, Esperantina conta com uma população de 8.134 habitantes (2007-IBGE) e completa 29 anos e emancipação política.

Maurilândia do Tocantins

Maurilândia do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins. Sua população estimada em 2004 era de 3 257 habitantes. Possui uma área de 792,475 km².

Maurilândia está fazendo aniversário e completa 29 anos.

Palmeiras do Tocantins

Palmeiras do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins. Sua população estimada em 2004 era de 5.409 habitantes. O município completa 29 anos.

Em 1854 no período Brasil império, até meados de 1934 encontrava a família de Inácio Bezerra Costa às margens do Rio Tocantins. Após 1935 algumas famílias do Maranhão se instalaram na região de Tocantinópolis, precisamente no povoado de Mosquito, como era conhecida Palmeiras do Tocantins. Aos poucos formavam aglomerações de casas rústicas entre o rio Tocantins e ribeirão Mosquito.

Em 1958 com a construção da rodovia Belém-Brasília começava a expandir riquezas pela região, tornando-se potencialmente forte em comercialização. Com a constituição de 1988, criação do Estado do Tocantins, nasceu o município de Mosquito.

O nome Mosquito é devido as características das formações rochosas (Litologia) da região, a Formação Mosquito que está sobreposta a Formação Sambaíba em contato discordante caracterizado por superfície de erosão, ocasionada por derrames basalticos de cor cinza e esverdeado, estrutura maciça e amigdaloidal, rica em cristais translúcidos de brilho vítreo.

Sua geologia em Folha Tocantinópolis é de Formação Sambaíba, que ocorre na porção sul-sudeste onde se caracteriza por apresentar uma morfologia de extensos chapadões dissecados, capeados por espessuras variáveis de basaltos que se encontram laterizados na maioria das vezes, e se destacam pela sua topografia conspícua.

A Litologia constitui-se de arenitos médios a finos, cinza, bimodais, com estratificações cruzada tangencial e acanalada de grande a médio porte. Também encerram pelitos com estratificação plano-paralela, cinza-avermelhados intercalados em arenito (ALMEIDA et al, 1995).

Já a idade de acordo com MESNER & WOOLDRIGE (1964), devido a ausência de fósseis, atribuíram a idade triássica superior para a Formação Sambaíba baseados em sua posição estratigráfica. BARBOSA et al. (1966) e LIMA & LEITE (1978) a aceitarem uma contemporaneidade com a Formação Mosquito, cujas datações radiométricas atribuem o extravasamento ao período entre o Triássico e o Jurássico.

Lagoa do Tocantins

Lagoa do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins.

Fundada no dia 5 de outubro de 1989 e instalado em 1° de janeiro de 1993, o município de Lagoa do Tocantins se localiza a 121 km da capital Palmas, na região leste do estado. Atual Prefeito do Município Raimundo Nonato Nestor.

Sua população estimada em 2014 era de 3 957 habitantes. Cidade localizada 98 kms de capital Palmas. A cidade completa hoje 28 anos de emancipação política.