Reaproveitar alimentos é uma forma de ser mais sustentável. Além de diversas receitas, também é possível fazer produtos de limpeza e melhorar o solo com as sobras que usamos na cozinha.

Confira 5 dicas para economizarmos e ainda ajudar o meio ambiente!

1. Tudo pode ser reaproveitado
A não ser que o alimento esteja com mofo ou já tenha apodrecido, é possível ser reutilizado. Nesses dois casos o alimento está contaminado, então deve ser descartado. Uma dica é fazer as compras dos vegetais em uma quantidade que logo será utilizada, dessa forma, não dará a chance para eles apodrecerem.

2. Receitas
Segundo a chef Larissa Suéte, não existe uma receita ideal em si. “Na maioria das vezes, os alimentos são reaproveitados em preparações quentes como sopas, batata frita feita com a própria casca ou purês, mas também pode-se usar a casca para sucos, ou até mesmo para limpeza doméstica”, afirma Larissa. Veja algumas receitas enviadas pela especialista:

Caldo de legumes
Sabe quando se usa o alho-poró, cheiro verde, coentro, salsão, cenoura, cebola e tudo é cortado? Fica sempre aquelas pontinhas que são jogadas fora. Essas pontinhas podem ser levadas a uma panela de pressão, com mais ou menos 2 litros de água, depois de refogar esse resto de alimento no azeite. Deixe cozinhar por 40 minutos aproximadamente, e depois coe em uma peneira para reservar. Esta preparação serve de base para muitas sopas, ou até mesmo preparações simples como molhos. Ele vai enriquecer seu prato, este nada mais é do que o caldo de legumes caseiro. Pode ser congelado para maior durabilidade por até 30 dias.

Bife de casca de banana
Guarde em média cinco cascas de bananas maduras e corte-as na vertical, de modo que fiquem parecidas com bife. Tempere com alho e sal, passe no ovo e na farinha de trigo e depois frite. Sirva quente.

Geleia de casca de fruta
Cascas de maracujá e melancia são os ingredientes ideais para compor uma geleia de frutas.

3. Vitaminas
As cascas e talos de alimentos são fontes de diversas vitaminas, como o abacaxi, por exemplo. A sobra de casca da fruta pode ser usada para fazer suco, mas deve ser consumido logo após o preparo para não oxidar e perder suas propriedades. “As cascas do mamão e da cenoura, são ricas em betacaroteno, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer”, diz Larissa. Outro exemplo é a casca de berinjela, que é rica em potássio, fibras e magnésio, além de servir muito bem em farofas. “Pique em pedacinhos bem pequenos, depois refogue com alho e cebola. Tempere com sal a gosto, junte a farinha de sua preferência e está pronto”, continua a chef.

4. Compostagem
A compostagem é uma das melhores formas de reaproveitar os alimentos. Ela é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos a fim de deixar o solo mais estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. Para isso, guarde todos esses resíduos de alimentos e adicione à terra. Confira o passo a passo aqui.

5. Batata frita
Para fritar as batatas não é necessário descascá-las. Porém, se achar melhor, também é possível reutilizar as cascas. Para isso, guarde-as, corte-as em formato de palitos, frite e experimente um novo tipo de batata frita!

fonte: Casa & Jardim

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796