A Coluna da Gazeta traz reportagem sobre como inovar e melhorar o ambiente com o sofá-cama! Quer dicas? Vem que a gente te conta!
Vai receber visitas e não tem acomodações suficientes? Invista num sofá-cama. Com os apartamentos cada vez menores, o sofá-cama já se tornou uma peça coringa nos ambientes. O mercado oferece hoje uma infinidade de modelos para todo tipo de consumidor. São desde opções para solteiros, casais, com ou sem braços e com diferentes formas de abrir. Além disso, há ainda modelos mais parecidos com futons ou colchões dobrados.
Cada vez mais, as pessoas vêm sentindo a necessidade de adequar os espaços para que possam ter variados usos. Para a arquiteta Layane Moura, em qualquer situação, uma peça versátil como o sofá-cama faz muito sentido. “Em ambientes home-offices, é possível tirar o cochilo no horário de almoço no próprio escritório, hospedar visitas e ainda, possivelmente, transforma-lo em um quarto de bebê.”
Hoje em dia, essas peças deixaram de ser padronizadas e simples. Há uma infinidade de modelos de sofá-cama disponíveis no mercado. Há versões que se transformam em camas de casal, sendo extensíveis no comprimento, outros modelos que se transformam em cama de solteiro, apropriados para espaços menores e, ainda, o modelo futon, que se assemelha aos colchonetes.
A arquiteta ressalta a importância de analisar o espaço disponível e o estilo de vida para acertar na escolha na hora da compra. “Quando possível, é sempre melhor que o sofá-cama possa ser aberto sem a interferência de outros móveis, ou apenas retirando pequenas peças, principalmente quando sua utilização for frequente. Facilita bastante no dia-a-dia e evita que o ambiente fique com cara de improvisado quando ele estiver em uso”, disse.
Para utilizá-lo em conjunto com outro sofá, em uma sala ou varanda, por exemplo, não há a necessidade de se preocupar com a semelhança entre os modelos! Desde que as peças harmonizem entrem si e tenham o seu estilo e o da sua casa, o resultado com certeza ficará lindo!
A estudante Tainara Saraiva, relata que escolheu deixar o sofá-cama da sua casa na sala, devido ser bastante confortável. Além de ser útil para os moradores, o sofá também fica à disposição das visitas. “Meus primos amam assistir filme deitados, então aproveitam e se acomodam cada um de um lado. Na maioria das vezes até dormem! Já o meu pai, considera o domingo sagrado por conta do futebol, então já puxa o sofá e aproveita a tarde toda. Para ele, o sofá é um verdadeiro quebra-galho”, ressalta.
Dica:
Caso o ambiente tenha crianças ou animais de estimação, vale apostar em tons mais escuros e tecidos sintéticos que facilitam a limpeza. Também vale a atenção quanto a sofás-cama que forem ficar expostos à luz solar, para que o tecido escolhido seja resistente e não desbote ou estrague.