Uma escola indígena do Tocantins, na busca pela eficácia na aprendizagem e pela aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula, adotou uma abordagem inovadora ao organizar um supermercado em suas dependências. Essa iniciativa visa proporcionar aos alunos uma experiência prática e tangível para aplicar conceitos aprendidos durante as aulas. A Escola Estadual Indígena Mãtyk, fica localizada na aldeia São José.
As atividades do Supermercado Mãtyk começaram em 6 de outubro e continuarão até o dia 13 do mesmo mês. No ambiente do supermercado, os produtos foram cuidadosamente dispostos em estandes, permitindo que os estudantes desempenhassem papéis semelhantes aos de funcionários de estabelecimentos comerciais. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar conceitos relacionados ao sistema monetário, realizando compras e efetuando pagamentos com dinheiro em espécie, moedas e até cartões, simulando situações do mundo real.
Escola indígena do Tocantins atende 160 alunos
Mãtik, a escola indígena do Tocantins, faz parte da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, e atende mais de 160 alunos, abrangendo desde o 6º até o 9º ano do Ensino Fundamental, além de estudantes do Ensino Médio.
Além de reforçar os fundamentos da matemática básica, essa atividade da escola indígena do Tocantins promove o desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando os estudantes a analisarem proporções de diferentes embalagens e calcular porcentagens em produtos promocionais.
O coordenador de área, Fredison Silva Feitosa, destacou o planejamento detalhado da atividade com foco na melhoria da aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades matemáticas e tecnológicas. Ele liderou a ação em parceria com os professores Arnaldo Moreira Maciel e Wállasy Soares Nascimento.
Para a estudante da escola indígena do Tocantins, Maria Eduarda Sousa Fernandes Apinajé, o Supermercado Mãtyk representou uma oportunidade valiosa de aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “Achei a atividade muito interessante. A gente pôde fazer compras, somar os valores das mercadorias e pagar nossas compras”, relatou.
Isaac Sotero Morais Apinajé também compartilhou sua experiência positiva, dizendo: “Foi muito interessante porque envolve a matemática com atividades atrativas. Achei muito bonito o supermercado e estou aprendendo muitas coisas.”
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