Lucas Eurilio
Os atendimentos de pessoas com conjuntivite aumentou em Palmas nos últimos dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, muitos pacientes têm procurado as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com os sintomas da doença. Essa é a época do ano em que há mais incidência, por conta da umidade e proliferação de alguns vírus ou bactérias.
O artista Luiz Fernando se curou de uma conjuntivite há pouco mais de três dias, ele contou que foi um enorme desconforto e que parecia estar chorando o tempo todo. “ Eu acordei e meus olhos estavam pregados, muito irritados e ardendo. Eu já tive outras vezes, mas essa foi viral. Fiz o tratamento com colírio, lavando as mãos e os olhos todo o tempo”.
O clínico geral Edson Pedroza Júnior que trabalha na rede municipal de saúde disse que os sintomas são característicos e que a doença pode ser facilmente diagnosticada. Júnior disse ainda que deve se evitar receitas caseiras no tratamento da conjuntivite.
“Algumas pessoas usam suco de limão, água boricada e isso pode acarretar em outras doenças do olho, isso porque o ácido bórico encontrado em algumas substâncias pode danificar mais ainda já que os olhos estão frágeis”.
Se for viral, que é o caso do artista Luiz Fernando, “não há tratamento específico para a doença, o que pode aliviar o desconforto são compressas de água gelada e colírio lubrificante indicado por algum médico”. O clínico geral explica ainda que o ciclo da doença são entorno de sete a dez dias.
Recomendações
A conjuntivite é uma doença que inflama a conjuntiva, uma membrana transparente que protege os olhos. Tem fácil contágio e diversas pessoas a contraem durante o ano. A doença pode ser alérgica ou infecciosa e pode ser crônica ou aguda.
Sua transmissão é feita pelo contato direto e indireto com a pessoas que estejam com a doença. Aqui vão algumas dicas:
Evite tocar os olhos com as mãos sujas;
Lave sempre as mãos;
Evite compartilhar objetos de higiene pessoal, principalmente se a pessoas estiver com conjuntivite;
Evitar também contato social se estiver doente;
Evite lugares abertos
Faça tratamento acompanhado por um especialista