De Muricilândia- Maju Cotrim

O Festejo da Abolição em Muricilândia reuniu este ano centenas de moradores e visitantes neste sábado, 13. A comunidade quilombola Dona Juscelina mantém a tradição há 50 anos.

Tudo começou com o cortejo ainda na madrugada pelas ruas, depois uma feira e em seguida o famoso Teatro da Abolição que encena o momento da assinatura da Lei Áurea.

Em seguida centenas de pessoas percorreram as ruas no cortejo entoando cantos de resistência e luta.

O festejo contou com a participação do deputado estadual Leo Barbosa e do federal Vicentinho Junior além da secretária de Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria.

O prefeito Alessandro Borges, apoiador da festa todos os anos, destacou em sua fala á comunidade o sentimento de união pela continuidade da tradição e lembrou a saudosa Dona Juscelina.

O deputado Léo fez o compromisso com a cidade de levar uma torre de internet para o quilombo além de estar á disposição para as demandas. “Aqui é um momento único que mostra a força dos quilombos, esse quilombo é um exemplo para o Tocantins”, disse.

Político que mais destinou recursos para a cidade, Vicentinho Junior reforçou o compromisso com as obras importantes, citou a construção da Praça em homenagem á Dona Juscelina e parabenizou a comunidade pelo Festejo.

Várias escolas fizeram apresentações culturais voltadas para a temática racial.

O presidente da Comunidade quilombola, o líder Manoel Filho organizou toda programação e fez questão de pontuar a união e voluntarismo da comunidade na continuidade da tradição. “Nosso quilombo segue forte e unido seguindo a memória de Dona Juscelina”, disse.

O Festejo

Em sua 50° edição, o Festejo da Abolição é a principal manifestação cultural da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia, norte do Tocantins. O lema deste ano é: nossa luta é ancestral! Uma ampla programação começou desde o dia 10 com palestras.

A festa reúne moradores da cidade e outros municípios com protagonismo do quilombo e apoio da gestão municipal do prefeito Alessandro Borges.

O 13 de Maio para a comunidade quilombola Dona Juscelina é dia de resistência e grito de liberdade. Gerações se encontram na mobilização cultural que tem muita música negra e batuque. O Festejo é o maior do Tocantins.

Tendas, comida típica, tudo em volta do hoje Museu e onde foi a casa de Dona Juscelina. Palestras sobre empoderamento negro, resistência e aspectos culturais marcam o evento durante todo o dia.