Hall dos Reis mostra o projeto piloto do sistema de geração de energia que criou - Foto: Estela Benetti
Hall dos Reis mostra o projeto piloto do sistema de geração de energia que criou - Foto: Estela Benetti

Por Estela Benetti

Após quase duas décadas de pesquisas, o cientista brasileiro Fabiano dos Reis, mais conhecido como Hall dos Reis, de Balneário Camboriú, Santa Catarina, informa que criou um sistema de geração de energia limpa inédito no mundo com o uso de ímã de um mineral de terras raras e registrou a patente nos Estados Unidos. Ele explica que é uma tecnologia com modelo de geração de energia infinita, sem uso de combustíveis, que pode ser usada para mobilidade elétrica ou fornecimento de energia de um modo geral, para cidades e empresas.

– O sistema que desenvolvi usa como base ímã de neodímios eletromagnéticos e componentes eletrônicos. Usa energia mecânica e magnética juntas. Na minha avaliação, esse sistema gera energia limpa e infinita – diz Hall dos Reis.

Confiante nos resultados das suas pesquisas, o inventor fundou uma empresa em Itajaí, Santa Catarina, a Hall Power Company International, com mais dois sócios, os empresários Paulo Seara e Pedro Carlos Deolindo. Um dos objetivos da empresa é desenvolver geradores de energia com capacidade de 5,0 kVA à 500 kVA.

Para o pesquisador, a descoberta permitirá fazer também sistemas de gerador de energia para veículos elétricos e híbridos com autonomia infinita. Isso significa que será um sistema não vai necessitar recarregar a bateria do veículo.

Otimista com esse potencial, a Hall Power vai expor o novo projeto pela primeira vez. Será no Salão do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo, no período de 22 a 30 de novembro próximo. A intenção é chamar a atenção de montadoras de veículos para a nova modalidade de energia, que pode ser utilizada para mobilidade.

Fascínio por eletrônica desde a infância

– Eu venho trabalhando neste projeto a quase 20 anos. É uma pesquisa que é um sonho meu para beneficiar a humanidade. Nikola Tesla, Albert Einstein, Isaac Newton e outros inventores também sonharam e pesquisaram para criar algo que forneça energia de graça para todos. Acho que o modelo que criei proporcionará isto – diz Hall dos Reis, que ganhou este apelido “Hall” numa viagem ao Canadá, quando era escoteiro, na infância.

A paixão de Hall dos Reis pelas máquinas e pela eletrônica começou aos 8 anos, numa oficina de rádio na frente de casa, em Balneário Camboriú. Se interessou em entender os amplificadores de som. Na hora de ingressar na universidade, ele escolheu engenharia elétrica, mas quase no final do curso, decidiu trabalhar.

Seguindo o conhecimento da oficina da infância, optou por desenvolver amplificadores de som. Trabalhou por alguns anos nas maiores empresas globais desses produtos, entre as quais a Teramps amplificadores, hoje a maior do mundo na fabricação desse produto, que fica em Alfredo Marcondes, interior de São Paulo.

Também atuou na Soudigital amplificadores, de Gravataí, Rio Grande do Sul e na Shocker alto-falantes, em Cotia, São Paulo. Depois, ingressou na CR Áudio, empresa chinesa sediada no interior de São Paulo. Nessa companhia criou alto-falantes subwoofers e fez o maior alto-falante do mundo. Além disso, teve também trajetória no exterior. Trabalhou na China, Turquia, México e Áustria. Também viajou bastante para eventos sobre som, tendo visitado 51 países.

O gerador de energia limpa

Há um ano e meio, Hall dos Reis está em Santa Catarina, onde faz suas pesquisas em Itajaí e Balneário Camboriú. Um amigo de infância apresentou ele para o empresário Paulo Seara, que se interessou em apoiar a invenção, colaborar no registro da patente e levá-la ao mercado. Depois, a dupla ganhou a adesão de mais um empresário, Pedro Carlos Deolindo.

Com o registro da patente, eles estão decididos a buscar parceria com um grupo empresarial que possa transformar a invenção em um produto para uso no mercado. O empresário Paulo Seara observa que o projeto piloto do novo sistema da Hall Power tem capacidade para gerar energia para diversas residências.

– Acredito que o processo de reindustrialização do nosso país passará necessariamente por um sistema como esse que estamos desenvolvendo. Como irão gerar energia no interior da Bahia ou do Piauí? Como empresas irão se instalar nesses locais sem energia? – questiona Paulo Seara.

Além da apresentação no Salão do Automóvel, em novembro, os empresários estão dispostos a apresentar o modelo criado para potenciais investidores.

Fonte: NSC Total