Ícone do site Gazeta do Cerrado

Tensão institucional! Clima esquenta entre Prefeitura e Estado por causa da saúde e Cínthia vai pra cima de secretário: “pede pra sair”

Cinthia Ribeiro e Afonso Piva

A morte de Aurilene Lima da Silva, de 41 anos, em uma Unidade de Pronto Atendimento na região sul de Palmas, na última segunda-feira (8), trouxe à tona a discussão sobre o sistema de regulação do Hospital Geral de Palmas (HGP), que já havia sido alvo de polêmicas em 2022. Durante uma entrevista no Jornal Anhanguera 1ª Edição, os secretários de saúde do município e do estado debateram a responsabilidade de cada um no atendimento dos pacientes.

Já o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, afirmou que a UPA de Palmas deveria ter estrutura para estabilizar os pacientes até a liberação de vagas no HGP. “É uma UPA de porte 8. Então ela teria que ter uma sala de estabilização e deveria atender esse paciente até liberar a vaga no HGP. É o porte da UPA. Eles recebem recursos para isso”, explicou Piva.

Durante a entrevista, Piva também destacou que o sistema de regulação tem permitido observar tipos de pacientes que não deveriam ir para o HGP, como é o caso de pacientes ortopédicos que não precisam de cirurgia. Ele afirmou que 50% dos pacientes que chegam da UPA vão embora em 24 horas, o que mostra que deveriam ser tratados pelo município. “Quando vem um paciente sem necessidade para o HGP, eu tiro a oportunidade de pacientes igual essa senhora, que talvez por essa falta de leitos deveria estar no HGP. O HGP não atende só pacientes de média e alta complexidade, o HGP está mostrando isso”, afirmou Piva.

Em resposta as declarações de Piva, a prefeita Cinthia Ribeiro foi para cima e desabafou em sua conta do Twitter. “Lastimável a postura do titular da SES. Bravata vindo de calça frouxa não me atinge. Desleal, omisso, fraco, incompetente. Não respeita sequer o governador que o nomeou para tal função. Estamos falando de 2 mulheres que morreram em 48h por falta de regulação. Consegue entender?”, disse.

“Mas o “macho” escroto prefere bater na prefeita né ?! Bonito pro marmanjo. Não fala na minha frente, nem meia dúzia das palavras que (mesmo tremendo) falou ao vivo na TV. É mais fácil desqualificar o trabalho de uma mulher do que assumir que errou, e errou feio. Pede p/ sair !!!”, completou a prefeita.

Sair da versão mobile