Fonte: Confederação Brasileira de Futebol via Facebook

Os torcedores do Brasil querem esquecer o fracasso na Copa do Mundo de 2018. Porém, o mesmo não está sendo feito por Tite. O treinador da Seleção afirmou que analisar a derrota e tentar não repetir os mesmos erros serão fundamentais para buscar títulos nas próximas temporadas, principalmente sonhando com o Mundial de 2022. Além disso, ele também comentou sobre o futuro de Neymar com a camisa da Seleção Brasileira.

Em entrevista para o jornal O Globo, Tite mostrou que a eliminação para Bélgica teve um resultado muito amargo para ele. Porém, admite que tentou tirar o melhor para aprender o motivo da queda nas quartas de final. Dessa forma, ele preferiu rever a Copa com olhos críticos, principalmente nas partidas finais do torneio. “Eu vi todos os outros jogos das fases de mata-mata. Em algumas situações você reforça convicções ou muda de opinião”, afirmou o treinador.

A resposta de Tite precisa ser imediata, já que no próximo ano a Seleção Brasileira já tem compromisso oficial. Em 2019, o Brasil vai ser o país sede da Copa América. Além da oportunidade de título, também vai ser a primeira competição oficial em casa depois da Copa do Mundo de 2014. É a chance de mudar a imagem e também apagar a traumática goleada por 7 a 1, sofrida contra a Alemanha, da memória. Além disso, seria o primeiro título de Tite no comando do Brasil.

Os números parecem estar do lado da Seleção Brasileira. Por conta da reformulação de elenco que Uruguai e Argentina estão passando, o Brasil é considerado o favorito ao título. No portal de aposta esportiva Betfair, por exemplo, a equipe de Tite está a frente das duas principais rivais. Outra equipe bem cotada é a Colômbia, principalmente com a presença de James Rodriguez. Comentaristas dos principais canais esportivos, como a SporTV, também indicam um favoritismo da Seleção para 2019.

Fonte: Germany Football Team – Die Mannschaft via Facebook

Neymar continua sendo a peça principal

O sonho de encerrar 2019 de maneira diferente, ou seja, com conquistas, depende muito das atuações de Neymar. O principal jogador da Seleção Brasileira saiu da Copa do Mundo sem qualquer moral e criticado. Porém, Tite acredita que isso faz parte de um amadurecimento e que pode ajudar muito o jogador do Paris Saint-Germain.

“Ele recuperou a plenitude física e técnica. A velocidade de raciocínio e de execução dele são impressionantes. Digo que ele é uma liderança técnica que também pode ser líder comportamental. E cresceu neste sentido”, afirmou Tite.

Fonte: Germany Football Team – Die Mannschaft via Facebook

A recuperação de Neymar poderá ser comprovada em 2019, principalmente na Copa América. O jogador precisa dar uma resposta para os torcedores, após fazer uma temporada ruim. Ele tem futebol para isso, e já o comprovou na sua carreira. Com o bom momento do meia Arthur e a interação com Coutinho ainda melhor, a liberdade para o craque continuar quebrando recordes e lutando por decidir jogos pode ser a preparação ideal que o Brasil quer para conquistar a Copa do Mundo em 2022. Além disso, Tite mostraria que continuar no comando, e confiar na recuperação, foram atitudes corretas.