Dando continuidade as matérias especiais em relação ao novo coronavírus, o portal Gazeta do Cerrado, entrou em contato com o Secretário da Saúde, Edgar Tolini, para checar como está a preparação do Estado do Tocantins sobre o covid-19.

Desde o dia 5 de fevereiro, após a convocação do Ministério da Saúde, que o Tocantins iniciou as medidas e um plano de contingenciamento foi preparado e aprovado sem nenhuma ressalva do Ministério da Saúde.

O Hospital Geral de Palmas (HGP) se prepara para receber as pessoas contaminadas pelo covid-19. “O que mais complica em pacientes diagnosticados com coronavírus é a insuficiência respiratória, por isso, deixamos separados no HGP, 14 leitos de unidade de tratamento e 3 leitos isolados na UTI”, afirma o secretário.

Já na próxima semana, o Tocantins receberá 250 kits rápidos para diagnóstico da doença, mas ainda de acordo com o secretário, uma análise deverá ser feita em cada paciente antes de utilizá-los. “Não podemos testar todos os pacientes que chegam nos hospitais, faremos um histórico epidemiológico e quando necessário, iremos utilizar os kits”, ressalta Tolini.

O secretário lembra ainda que as pessoas devem tomar cuidado com falsas informações, as fakenews. “Nessas horas a pior coisas que existe é o alarde e despero”, pontua.

Até o momento não foram registrados nenhum caso confirmado no Tocantins. Mas o Estado pede que as pessoas sigam as orientações básicas de higienizar as mãos, tomar cuidados ao espirrar, tossir, e evitar ambientes com muitas aglomerações.

#Coronavírus
#NovoCoronavírus
#Covid19
#MedidasDePrevenção
#SóNaGazeta

Acompanhe as principais notícias sobre o novo coronavírus divulgadas no em nosso especial:

Central Gazeta contra Fakenews: Acompanhe a cobertura jornalística em tempo real sobre o coronavírus

Efeito coronavírus: competições esportivas são adiadas no TO

Laboratório de SP analisa amostra das mulheres com suspeitas de coronavírus na Capital

Assembleia suspende Inscrições para cursinhos e seminário eleitoral; principal palestrante está em quarentena

Paulista de 32 anos que está em Araguaína é o terceiro caso suspeito de coronavírus no Tocantins