Ex-secretário Clemente Barros morre em acidente de trânsito em Palmas — Foto: Divulgação/governo do Tocantins/Manoel Junior
Ex-secretário Clemente Barros morre em acidente de trânsito em Palmas — Foto: Divulgação/governo do Tocantins/Manoel Junior

O agrônomo e ex-secretário Clemente Barros Neto, de 86 anos, morreu após ser atropelado por um carro na tarde desta quarta-feira (7), em Palmas. O acidente ocorreu na Avenida Palmas Brasil, no momento em que ele atravessava a via fora da faixa de pedestres. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o instante da colisão.

De acordo com informações da Polícia Civil, uma testemunha relatou que Clemente caminhava pela avenida aparentando estar desorientado e não reagiu aos chamados de pessoas conhecidas que estavam próximas ao local.

O motorista envolvido realizou o teste do bafômetro, que deu negativo para ingestão de álcool. Ele prestou depoimento à polícia e afirmou que o idoso surgiu repentinamente na pista, não havendo tempo hábil para frear. Após os procedimentos, o condutor foi liberado e responderá ao caso em liberdade.

Em nota de pesar, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, lamentou a morte do ex-secretário e destacou a contribuição de Clemente Barros para o desenvolvimento da agricultura e do meio ambiente no Tocantins. O gestor também relembrou que Clemente manteve sua rotina ativa até sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que passou a limitar sua locomoção.

Trajetória pública

Natural de Porto Nacional, Clemente Barros Neto residia em Palmas desde 1992. Era engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Comunicação Rural pela Universidade de São Paulo (USP).

Ao longo de sua carreira, ocupou cargos estratégicos no governo estadual e municipal. Em 2010, assumiu a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Tocantins. Também atuou como secretário de Agricultura da Prefeitura de Palmas e foi assessor parlamentar durante a gestão do ex-prefeito Raul Filho, em 2011.

Em 2015, Clemente foi nomeado secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). No exercício da função, tomou posse, em 2016, no Conselho Assessor Nacional e no Conselho Fiscal da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Ele deixou o cargo em 2018, após uma exoneração em massa do primeiro escalão do governo estadual.

Nota de pesar do prefeito de Palmas

Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Clemente Barros, aos 85 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 7, em Palmas. Ex-secretário da Capital e do Estado, teve atuação destacada em diferentes gestões, sempre com dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento da agricultura e do meio ambiente.

Clemente foi um grande amigo meu e também do meu pai, tendo dado uma contribuição significativa em nossas vidas. Participou da nossa campanha vitoriosa com entusiasmo e somente após sofrer um AVC deixou de se deslocar com a desenvoltura de sempre.

Pioneiro de Palmas, Clemente deixa um legado de compromisso com o desenvolvimento sustentável e com as pessoas. Me solidarizo com os familiares e amigos, desejando força e conforto neste momento de dor.

Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas

Nota de pesar do governado do Tocantins

É com profundo pesar que recebi a triste notícia do falecimento do ex-secretário da Capital e do Estado, Clemente Barros Neto, aos 86 anos, ocorrido na tarde desta quarta-feira, dia 7.

Clemente Barros foi pioneiro em Palmas e construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a vida pública e pela dedicação ao desenvolvimento do Estado, deixando um legado de trabalho, responsabilidade e contribuição para o fortalecimento da agricultura, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Rogo a Deus para que conforte os familiares e amigos neste momento de grande dor e perda, em especial sua esposa, seus cinco filhos e seus três netos, concedendo-lhes paz, força e consolo.

Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins