CLIMA POLÍTICO: Inauguração do CETEA tem presença de quatro deputados; Vicentinho cita secretário de Wanderlei e rende elogios a Laurez: “homem azeitado, equilibrado, respeitoso”

O evento de inauguração do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) aconteceu nesta terça-feira, 7. Localizado em Palmas, o espaço proporcionará acolhimento às famílias e formação aos profissionais de saúde. Politicamente estiveram presentes os federais Tiago Dimas e Vicentinho Júnior e os estaduais Gutierres Torquato e Eduardo Mantoan.

Com investimento estadual inicial previsto de R$ 13 milhões, a unidade será administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), uma organização social de saúde responsável pelo gerenciamento de instituições públicas e privadas.

Gutierres

O deputado Gutierres Torquato falou que o momento é importante na estrutura e na conscientização. Ele destacou a gestão do tio e lembrou da administração dele em Gurupi. O deputado citou demandas da área que ele apresentou na Assembleia Legislativa.

Vicentinho Jr

O deputado Vicentinho Júnior afirmou que é importante ter uma ação do Estado em apoio à causa e às famílias de autistas. Lembrou ainda de seu compromisso com a causa através do apoio ao serviço de equoterapia, defendendo inclusive que isso aconteça de forma regionalizada.

“As histórias são muito bem contadas e respeitadas, elas têm começo, meio e um tema como esse não tem que ter fim, é uma ação continuada”, disse.

Ele defendeu que Laurez leve o serviço aos autistas de todo o Tocantins. “Aos outros governantes que um dia venham, aos que passaram, deixo aqui os meus agradecimentos e esse tipo de ação eleva o nosso Estado ao lugar de uma referência no nosso país”, disse. Vicentinho elogiou o atual secretário da saúde e disse estar “encantado” com a rotina dele.

Vicentinho chegou a citar o ex-secretário Carlos Felinto e a parabenizá-lo pela condução da obra que aconteceu na gestão de Wanderlei Barbosa.

Bancada

Vicentinho falou ainda que aguarda Laurez em Brasília para reunião com a bancada coordenada pela senadora Professora Dorinha e disse esperar que ela entenda a “posição” que ocupa para fazer da bancada instrumento do Estado do Tocantins. “Não está certo um governador pedir audiência e, por vezes, não está marcada, se não for por ela será pela grande maioria dos membros da bancada federal que são solidários a todas as necessidades dos tocantinenses. Eu não quero estar num mandato para agredir gestor de recursos passados”, chegou a dizer.

Vicentinho rendeu vários elogios a Laurez: “Um homem azeitado, equilibrado, respeitoso”, disse.

Mantoan

O deputado Eduardo Mantoan disse que a entrega do Centro representa resultado de muito trabalho. “Trata-se de cuidar de pessoas”, disse.