Com aliados, Laurez sanciona novo PCCR em evento lotado por educadores; Secretário diz que governador teve “sensibilidade e coragem política”

Maju Cotrim

O governador em exercício, Laurez Moreira, se reúne com profissionais da rede estadual de ensino para tratar do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação nesta quinta-feira, 27. O evento reuniu, além de servidores, vários políticos.

Chegaram com o governador em exercício os deputados federais Vicentinho Júnior, Tiago Dimas e Antônio Andrade. De estadual, apenas Júnior Geo presente.

O secretário Hércules Jackson começou os discursos. “Hoje não estamos apenas sancionando um PCCR, estamos reafirmando um compromisso profundo com a educação e com a sociedade”, disse.

“Representa respeito, reconhecimento e acima de tudo esperança para nossos educadores”, disse, aplaudido. Ele homenageou os professores. “É ele que cuida com sua voz que muita vez abalada pelo cansaço próprio, sua presença e é entrega diária conduz cada criança e jovem ao futuro que eles merecem, vocês são a alma da educação”, disse.

Segundo ele, o PCCR devolve a dignidade da carreira.

Ele disse que Laurez teve sensibilidade e coragem política para enviar o PCCR e tem colocado a educação ao no centro das decisões.

A sanção do novo PCCR é considerada um momento histórico para a educação. Representantes do Sintet também estão presentes. O presidente José Roque falou à Gazeta do Cerrado que o plano representa avanços aguardados há anos pela categoria.

O novo PCCR

O novo PCCR atualiza o quadro de vencimentos e torna mais clara a estrutura das carreiras dos educadores, unificando e organizando a tabela conforme a titulação dos profissionais. O plano beneficia 8.285 professores concursados da rede estadual, sendo 3.685 em estágio probatório e 4,6 mil efetivos estabilizados, além de 6.533 servidores inativos aposentados por paridade.