Deputado denuncia calor e falta de insumos no maior hospital do TO: “HGP tá um forno”

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) voltou a cobrar melhorias no Hospital Geral de Palmas (HGP)durante uma fiscalização realizada nesta quinta-feira, 18. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar relatou que pacientes e profissionais seguem enfrentando altas temperaturas e escassez de insumos básicos.

“A previsão de temperatura máxima hoje em Palmas é de 37º. E o HGP está um forno. Vim verificar demandas que chegaram até nós, entre elas aparelhos de ar-condicionado que não estão funcionando. Esse é apenas um dos problemas que detectamos aqui”, afirmou.

Segundo Júnior Geo, mais de 30 enfermarias continuam sem climatização, apesar de nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) na segunda-feira, 15, informando que o problema já havia sido solucionado.

Além da climatização precária, o parlamentar denunciou falta de medicamentos, luvas, sacos de lixo, fraldas geriátricas e outros insumos essenciais. Para contornar a situação, familiares e servidores estariam se organizando em “vaquinhas” para comprar ventiladores portáteis.

“São ventiladores que as famílias estão tentando comprar, fazendo vaquinha, os próprios funcionários estão ajudando, porque o ar-condicionado não funciona. E há semanas não funciona”, reforçou.

O deputado afirmou ainda que conversou com a direção da unidade e com profissionais de diferentes alas e que pretende levar as demandas oficialmente à SES-TO.

O que diz a SES-TO

Em nota publicada no dia 15, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os equipamentos de ar-condicionado do HGP precisaram ser desligados temporariamente para manutenção corretiva, mas que a situação teria sido normalizada:

“No momento, todas as unidades de climatização encontram-se em pleno funcionamento”, disse a pasta.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins