Em tom saudosista, Eduardo Gomes recebe 1ª Comenda de Honra ao Mérito e apoio político em peso dos vereadores

Maju Cortrim

O senador Eduardo Gomes recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Tocantins, criada em 1987 na Câmara de Araguaína, nesta segunda-feira, 22. “Nada vai apagar da minha memória esse plenário e tudo que vivi aqui hoje”, disse emocionado. Na plateia, dezenas de vereadores e líderes.

A Comenda nunca tinha sido entregue ainda a nenhum político. Gomes chegou a dizer que o sonho dele era ser vereador em Araguaína. Vários dos parlamentares declararam apoio a ele para o Senado.

Eduardo Gomes lembrou a luta de vários pioneiros do Estado e disse que a Câmara foi palco de muitas lutas ainda na criação do Tocantins. Ele recordou fatos históricos. “Araguaína liderava naquele liderava naquele momento a sustentação que justificava a criação do Estado. Araguaína liderou quando ainda começávamos a criar um movimento de representação empresarial”, disse.

“Hoje a gente está no Senado como vice-presidente do Senado, mas meu sonho sempre foi ser vereador em Araguaína e não consegui nem ser candidato em 1988”, disse.

“Foi aqui em Araguaína que tive essa percepção que é possível ajudar as pessoas através da política”, disse.

“Aqui foi a primeira percepção que, se eu tivesse que ser político um dia, seria pela influência direta dos grandes políticos que construíram Araguaína”, disse.

“Se não conseguir ser vereador de Araguaína, pelo menos consegui o apoio dos 19 vereadores através dessa homenagem”, disse.

R$ 2 milhões

O senador Eduardo Gomes destinou R$ 2 milhões para a construção do prédio da Câmara que terá o nome do pai de Eduardo Gomes, o poeta Zé Gomes.

Jair Farias

“Nunca vi o senador colocar a faca no pescoço de ninguém para apoiar ele ou ir para o partido dele. É respeitado por todos, é um pacificador, que faz o bem sem olhar a quem”, disse Jair Farias em discurso.

Wagner

O prefeito Wagner Rodrigues também discursou e disse que ele tem o respeito, admiração e carinho da população. “As pessoas têm Eduardo como da família”, disse. “Araguaína é sua e você é de Araguaína”, afirmou.