Papa Francisco — Foto: Divulgação/Vaticano News
Papa Francisco — Foto: Divulgação/Vaticano News

Papa Francisco estava se recuperando de uma pneumonia e morreu nesta segunda-feira (21). Bispos no Tocantins convidaram fiéis para participarem de missas em homenagem ao pontífice.

Igrejas no Tocantins realizam missas em homenagem ao papa Francisco, que morreu aos 88 anos. O pontífice faleceu após realizar missa no domingo de Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele se recuperava de uma pneumonia e chegou a ficar mais de um mês internado. A causa da morte deve ser divulgada na tarde desta segunda-feira (21).

Para celebrar a tragetória e legado de Francisco, igrejas nas principais cidades tocantinenses irão realizar uma programação especial nesta segunda. Veja abaixo:

Palmas

Na capital, a missa em sufrágio à alma do papa Francisco será realizada na Catedral Divino Espírito Santo, a partir das 18h30. O convite foi feito pelo Arcebisco de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

Bispo de Palmas lamenta morte de papa Francisco e convida fiéis para missa em homenagem ao pontífice — Foto: Divulgação/redes sociais/Catedral de Palmas

Porto Nacional

A homenagem ao Francisco em Porto Nacional será realizada na Catedral Nossa Senhora das Mercês, a partir das 19h.

O bisco de Porto Nacional, Dom José Moreira, conheceu Francisco e chegou ser presenteado pelo pontífice com um terço com brasão do papa. Ele relembra que a trajetória de Francisco foi marcada pela humildade.

“A humildade dele quando conversava com a gente, queria saber da vida da gente. O papa com essa humildade dele espelhou na minha vida de bispo também. Como ele estava saiu da casa dele, dando a bênção para o mundo e depois Deus chama, é um mistério isso, foi se despedir na praça, na humildade dele, só Deus sabe”, contou.

Gurupi

Os católicos de Gurupi poderão participar da homenagem na Paróquia Santo Antônio, a partir das 19h. Seis padres devem estar presentes na celebração da trajetória de Francisco.

Araguaína

Duas missas devem ser realizadas em homenagem ao papa. Uma delas começa às 19h na Capela Mãe Divina Providência, no setor Coimbra. Já a outra missa será na Matriz São José Operário, a partir das 19h30, celebrada pelo padre Cícero.

Histórico da internação

O religioso foi internado no dia 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, com um quadro clínico de bronquite, mas em seu 4° dia de internação foi alterado para uma ‘situação clínica complexa’ que envolvia infecção polimicrobiana – ou seja, por mais de um microrganismo, como bactérias, vírus ou fungos – das vias respiratórias.

O Vaticano publicou no dia 12 de março que uma tomografia de tórax confirmou a evolução no quadro clínico do religioso. Francisco lutava então contra uma pneumonia bilateral, que se trata de uma infecção grave que tornava a respiração mais difícil e podia inflamar e cicatrizar ambos os pulmões.

Ele deixou o hospital no dia 23 de março, ainda utilizando oxigênio, e fez algumas aparições públicas. A última ocorreu neste domingo de Páscoa (20), na Praça São Pedro. Pelo balcão central da Basílica Vaticana, o papa desejou ‘Feliz Páscoa’ acenando para milhares de fiéis. Sua mensagem de celebração pascal foi lida pelo sacerdote Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Fonte: g1 Tocantins