
A Justiça Federal aceitou a denúncia contra nove pessoas acusadas de transportar cerca de 565 kg de cocaína em um caminhão de melancia, em Fátima, na região central do Tocantins. Os réus respondem por tráfico de drogas, tráfico interestadual de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e falsidade ideológica. O processo tramita na 4ª Vara Federal de Palmas.
A apreensão ocorreu no dia 8 de abril deste ano, quando a Polícia Federal, em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO), interceptou o caminhão.
Segundo a denúncia, os acusados teriam ligação com facções criminosas, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC) em Porto Nacional e o grupo ADE (Amigos do Estado). A investigação aponta que, além de veículos terrestres, aeronaves eram utilizadas para transportar drogas em pistas clandestinas no interior do estado.
A decisão que aceitou a denúncia foi assinada nesta segunda-feira, 11, pelo juiz Alessandro Hofmann Teixeira Mendes, que entendeu que as acusações “não apresentam nenhuma das hipóteses para ser rejeitada, e não há pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal ou falta de justa causa para o exercício da ação penal”.
Agora, os réus têm dez dias para apresentar suas respostas à acusação, por escrito, por meio de advogado ou defensor público. Conforme o juiz, as partes podem produzir provas de interesse próprio, salvo aquelas que necessitem de pronunciamento judicial, como certidões de antecedentes de outras comarcas ou informações sobre reincidência.
Os nomes dos denunciados não foram divulgados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins.