Laurez nomeia mais quatro para o 1º escalão e faz série de exonerações de assessores do gabinete; Sahium de volta ao governo 

O governador interino Laurez Moreira fez mais nomeações nesta quarta-feira, 10.

Veja quem foi nomeado hoje:

IRANA DE SOUSA COELHO AGUIAR para exercer o cargo de Secretária-Chefe da Casa Civil

MURILO FRANCISCO CENTENO para exercer o cargo de Secretário-Chefe da Controladoria-Geral do Estado

LINA ESTER BARBOSA RIBEIRO para exercer o cargo de Presidente da

Agência de Mineração do Estado do Tocantins – AMETO

ROBERTO JORGE SAHIUM para exercer o cargo de Secretário Executivo, da Secretaria da Pesca e Aquicultura. Ele já foi secretário de agricultura do TO por sete anos e de Palmas por nove anos.

Laurez nomeou ainda: BETÂNIA NUNES MACIEL FONSECA, como sua Secretária Particular DAS-1 e MARIA VALDERICIA PEREIRA MORAIS, Assessora Especial do
Gabinete do Governador I – DAS-2.

Designou ainda:

WASHINGTON LUIZ VASCONCELOS, Secretário Executivo, para, sem prejuízo de suas atribuições, responder interinamente pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a partir de 11 de setembro de 2025.

LARISSA CARLOS ROSENDA, Secretária de Estado da Mulher, para, sem prejuízo de suas atribuições, responder interinamente pela Secretaria da igualdade Racial, inclusive quanto ao ordenamento de despesas.

Exonerações 

O Diário traz uma série de exonerações de assessores especiais do gabinete do governador da gestão de Wanderlei Barbosa e da pasta de Assuntos institucionais. 

Outras nomeações de Laurez 

Ontem foram nomeados o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza como comandante-geral da Polícia Militar (PMTO); Flávio Santos Brito como chefe do Estado Maior da corporação; Thiago Franco Santana como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO); e Maxuell dos Santos de Souza como chefe do Estado Maior da instituição. Também foram nomeados Larissa Carlos Rosenda para exercer o cargo de secretária da Mulher; Raul de Jesus Filho e Neto como secretário de Estado da Governadoria; Ana Carina Mendes Souto como secretária executiva do Turismo; e Manoel Moraes dos Reis Filho como secretário executivo da Administração. As nomeações foram publicadas na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) da terça-feira, 9.

Ao todo, 15 novos nomes foram oficializados, abrangendo secretarias de Estado e autarquias. Confira a lista das primeiras nomeações já publicadas:

Luiza Rocha Pinheiro para exercer o cargo de secretária de Estado da Comunicação (Secom);

Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador;

Coronel Vitor Teles para exercer o cargo de secretário-chefe da Casa Militar;

César Hanna Halum como secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro);

Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado;

Vânio Rodrigues de Souza como secretário de Estado da Saúde (SES/TO);

Antônio Trabulsi Sobrinho como presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto);

Herbert Brito Barros como presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins);

Romildo Santos Barbosa como presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO);

Jairo Soares Mariano, como secretário de Estado da Fazenda;

Hércules Jackson Moreira Santos como secretário de Estado da Educação;

Bruno Sousa Azevedo, como secretário de Estado da Segurança Pública;

Cledson da Rocha Lima para a presidência do Naturatins;

Bárbara Jesuína Mendes Gomes como presidente do Igeprev-TO;

Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão para o cargo de secretária executiva de Comunicação.